• Entrar
  • Cadastrar
O segredo do bolinho de chuva perfeito está nesse passo com o óleo no preparo

Não deixe seu bolinho de chuva desmanchar, ficar cru ou gorduroso usando essa dica que vai deixar a receita perfeita

Veja o segredo para arrasar fazendo bolinho de chuva perfeito e douradinho (Créditos: Shutterstock)

O bolinho de chuva é uma receita perfeita. A massa deliciosa e adocicada depois de frita tem uma casquinha crocante por fora e um interior supermacio. Cada mordida você sente ele derreter em gostosura, ainda mais se for coberto com açúcar e canela ou se for um bolinho de chuva com doce de leite no recheio. Fazer o doce em casa é fácil, mas às vezes ele parece que não dá muito certo.

A massa fica crua, a textura não fica certa, em vez de fazer um bolinho de chuva sequinho ele fica todo gorduroso, ou então até desmancha assim que entra no óleo. Se você já teve esse problema, o TudoGostoso veio para ajudar você com dicas para fazer bolinho de chuva para nunca mais passar por isso de novo. O truque? Está no óleo da fritura! Aprenda agora o segredo do bolinho de chuva perfeito e nunca mais erre no preparo.

Qual o segredo do bolinho de chuva perfeito?

Não faltam dicas para preparar as receitas de bolinho de chuva do TudoGostoso sem erro. Acertar o ponto da massa, nem muito líquida e nem muito espessa, é importante para ter uma massa fofinha na medida certa. O truque para fazer as bolinhas perfeitas é usando duas colheres de sopa para moldar o formato certo. Mas o segredo do bolinho de chuva perfeito que é infalível em qualquer receita está na etapa do óleo do preparo, em particular na sua temperatura.

A temperatura ideal do óleo para fritar um bolinho de chuva é entre 160ºC e 170ºC. Você não pode perder a paciência e colocar a massa no óleo antes de atingir essa temperatura. Se fizer isso, eles vão demorar a fritar e vão ficar muito encharcados de óleo. Mas também não pode exagerar e ligar o fogão no máximo. Um óleo muito quente faz com que o exterior fique escuro muito rápido antes de assar por dentro e o resultado vai ser um bolinho cru.Como nem sempre o número do botão do fogão corresponde à realidade, o ideal é testar a temperatura antes de fritar.

Se tiver um termômetro culinário é melhor, mas você pode medir a temperatura do óleo na panela usando um pedaço de pão. Bote o pão na panela com óleo quente. Se não subir, está frio, a 150ºC. Se subir rápido e dourar ou queimar em menos de um minuto, está quente demais, a 180ºC. Para o bolinho de chuva, você vai querer ver o pão subir bem devagar, que implica em uma temperatura de cerca de 160ºC. Mesmo usando o truque, recomendamos começar a fritar aos poucos, colocando um pouco de massa e vendo o resultado do primeiro bolinho de chuva para ajustar se for necessário antes de fritar o resto.

Como fazer bolinho de chuva sem óleo?

Você sabia que dá para fazer bolinho de chuva na airfryer? Essa receita é ideal para quem quer o doce sem precisar da bagunça da fritura e ainda ter o bolinho sequinho e sem óleo. A massa dessa versão é igual ao preparo tradicional, mas como ela quando crua é muito mole, ela não pode ir sozinha no aparelho.

O truque é colocar a massa em forminhas de empadinha ou cupcake. Pode ser de silicone, alumínio ou de papel (se for resistente o bastante), contanto que sejam próprias para o calor. O formato desse bolinho de chuva não vai ser o redondo de sempre, mas a textura e o sabor são quase iguais. Leve para a airfryer já preaquecida e deixe por 10 minutos a 200ºC. O ponto certo é quando ele fica bem douradinho.

Veja mais:
Receita de bolinho de chuva sem ovo é perfeita para o lanche de uma tarde fria; aprenda como fazer!
Alô, formiguinha: aprenda a fazer 5 doces bem brasileiros na airfryer. É muito fácil!
Bolinho doce e crocantíssimo é a receita fácil e diferente na airfryer que você precisa provar

Temas relacionados