• Entrar
  • Cadastrar
Bolinho de chuva SEM FARINHA DE TRIGO crocante por fora e cremoso por dentro: você escolhe a receita com ou sem banana

Aprenda como fazer bolinho de chuva sem precisar usar farinha de trigo, fica crocante por fora e muito macio por dentro! 

Bolinho de chuva SEM FARINHA DE TRIGO crocante por fora e cremoso por dentro: você escolhe a receita com ou sem banana

Veja como fazer bolinho de chuva sem farinha de trigo e muito gostoso (Créditos: Shutterstock)

É difícil encontrar alguém que não adore bolinho de chuva, e não precisa nem estar chovendo para isso! Aqui no TudoGostoso, a gente já ensinou muitas receitas de bolinho de chuva diferente, como o bolinho de chuva com doce de leite, bolinho de chuva recheado com goiabada, bolinho de chuva de cenoura e muito mais. Hoje nós vamos ensinar uma receita de bolinho de chuva sem farinha de trigo, muito fácil de fazer e muito gostosa! Confira!

Receita de bolinho de chuva sem farinha de trigo: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de água ou leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
  • banana em rodelas a gosto (opcional)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Essa receita de bolinho de chuva sem farinha de trigo é perfeita para quem não pode comer o ingrediente por alguma restrição alimentar ou até mesmo porque não tem em casa. No lugar dele, entra a farinha de arroz, que também pode ser substituída por farinha de aveia, farinha de linhaça, amido de milho, farinha de amêndoas, entre outras. Na hora de preparar, você pode escolher colocar banana no bolinho de chuva ou não, mas confesso que fica uma verdadeira delícia!

  1. Para começar, bata o ovo com o açúcar, o sal e a água ou leite em uma tigela até ficar homogêneo.
  2. Em seguida, é hora de entrar com a farinha escolhida. Adicione aos poucos, misturando sempre com ajuda de um fuê ou espátula até que a farinha tenha sido completamente incorporada.
  3. O ponto da massa de bolinho de chuva não pode ser nem muito densa e nem muito líquida; você deve conseguir colocar porções com uma colher dentro da panela com óleo, mas não precisa conseguir modelá-la como um brigadeiro, por exemplo. Se a massa ficar muito densa, acrescente mais um pouquinho de água ou leite. Se ficar muito líquida, entre com mais um pouquinho de farinha.
  4. Por último, acrescente o fermento e mexa apenas para incorporá-lo.
  5. Caso queira usar a banana, entre com as rodelas e misture à massa, envolvendo-as sem amassar.
  6. Aqueça uma frigideira com óleo, mas cuidado para o óleo não ficar muito quente! Deixe o fogo em temperatura média para baixa.
  7. Pegue pequenas porções da massa e coloque na frigideira para fritar. Assim que dourar, vire para dourar de todos os lados igualmente.
  8. Retire do óleo com ajuda de uma escumadeira e coloque para escorrer no papel-toalha.
  9. Repita o processo até acabar a massa do bolinho.
  10. Finalize passando cada bolinho na mistura de açúcar e canela se desejar.

Viu como é muito fácil? Ele fica superfofinho e macio por dentro e crocante por fora. A banana faz toda a diferença e dá um toque mais que especial à receita. É perfeita para comer junto com o cafezinho no fim de tarde!

Veja mais:

Aprendi com um chef como fazer um bolinho de chuva beeeeem sequinho: essa vai ser a melhor dica que você vai ver essa semana

Temas relacionados