Quando o assunto é culinária e alimentação, as redes sociais são uma fonte inesgotável de criatividade e tendências por vezes bizarras: por lá, já surgiram bebidas-tendência para emagrecimento e até defensores de fritar frutas… dessa vez, é a água de quiabo, okra water, em inglês, que vem ganhando novos adeptos.
Feita com a imersão do fruto na água, ela promete ter inúmeros benefícios à saúde, desde a ajuda na perda de peso até a melhora da digestão e a hidratação da pele. Nela, o quiabo é cortado, geralmente ao meio, e deixado na água por várias horas ou durante a noite. A textura da bebida resultante é viscosa, devido à mucilagem, uma substância gelatinosa encontrada em muitas plantas, inclusive no quiabo.
"A água de quiabo pode ser considerada uma bebida saudável se você gostar do sabor e estiver procurando uma forma de baixa caloria de adicionar sabor à sua dieta. Ela contém algumas vitaminas e antioxidantes do quiabo, mas você não conseguirá extrair todos os nutrientes apenas com água e não obterá quase nenhuma Scott Keatley ao “Everyday Health”.
A água de quiabo pode ajudar na perda de peso?
Não há comprovações diretas de que a água de quiabo garanta o emagrecimento, mas as evidências científicas sugerem que o quiabo pode ajudar na perda de peso ao promover a sensação de saciedade e satisfação devido ao seu alto teor de fibras.
"Em um estudo, um suplemento contendo quiabo em pó e inulina apresentou resultados promissores no auxílio à perda de peso em indivíduos com sobrepeso sem causar efeitos colaterais, sugerindo que poderia ser uma opção segura e eficaz quando combinado com uma dieta e um estilo de vida saudáveis", revelou a nutricionista Alyssa Simpson, da Nutrition Resolution.
Fato é que se faz necessária uma pesquisa mais rigorosa para determinar se o quiabo sozinho em sua forma natural teria efeitos semelhantes, e não se sabe quanto conteúdo de fibras a água de quiabo realmente tem, de fato. Dessa forma, é improvável que esses resultados surpreendentes de perdas de peso radicais se apliquem à bebida.
Contudo, sabe-se que uma maior ingestão de água tem efeitos sobre a perda de peso, principalmente quando assume o lugar de bebidas com alto teor calórico, como refrigerantes e outras bebidas adoçadas com açúcar.
"Se você gosta do sabor, a água de quiabo é uma boa opção de baixa caloria. Mas a infusão de água com outras frutas ou vegetais que você gosta também pode ajudar a controlar o peso”, explicou o especialista.
Quiabo ajuda a controlar o açúcar no sangue
Pesquisas iniciais sugerem que o quiabo pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, provavelmente devido ao seu conteúdo de fibras e compostos que retardam a absorção de açúcar e melhoram a sensibilidade à insulina.
Um estudo envolvendo 120 pessoas com diabetes tipo 2 indicou que o grupo que tomou cápsulas de quiabo apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue em comparação com aqueles que tomaram um placebo. Vale lembrar que a forma de quiabo usada nesse estudo era concentrada e seria necessário mais pesquisas para determinar se os efeitos correto da água de quiabo no organismo.
Água de quiabo pode afetar sua digestão
Por ser rico em fibras, componente alimentar conhecido por prevenir a constipação e apoiar os movimentos intestinais regulares, o quiabo tem como outro de seus benefícios potenciais a melhora da digestão. Entretanto, é importante ainda observar que o quiabo pode causar dor de estômago em pessoas que já têm problemas digestivos.
"Os carboidratos e as fibras do quiabo podem causar desconforto digestivo, especialmente em pessoas com doenças como a síndrome do intestino irritável", disse Simpson.
Hidratação é facilitada com a água de quiabo
Talvez o maior benefício da água de quiabo seja o fato de que ela o ajudará a se manter hidratado. "A água de quiabo é benéfica para a hidratação porque é composta principalmente de água. Além disso, ela fornece eletrólitos como potássio e magnésio, que ajudam a manter o equilíbrio de fluidos no corpo”, explica a nutricionista.
Água de quiabo pode beneficiar a pele?
Os benefícios da bebida para a pele são desconhecidos: o quiabo é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, mas não se sabe ainda o quanto desses micronutrientes estão, de fato, na água de quiabo.
"Os antioxidantes do quiabo podem beneficiar a pele, mas não há evidências fortes de que a água de quiabo seja um elixir mágico para a saúde da pele.O aumento da ingestão de água é o culpado mais provável pela melhora da pele", disse Keatley.
Quem deve experimentar (e quem deve evitar) a tendência da água de quiabo?
O quiabo é um alimento nutritivo à base de plantas que pode ser consumido com segurança pela maioria dos adultos. Não há riscos para a saúde em beber água de quiabo para indivíduos saudáveis, embora os especialistas alertem para não se deixar levar pelas promessas de saúde que você pode encontrar nas redes sociais.
Quem precisa ter cuidado ao consumir quiabo e água de quiabo são pessoas com histórico de pedras nos rins. “O quiabo é rico em oxalatos, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins. Além disso, os carboidratos e as fibras do quiabo podem causar desconforto digestivo, especialmente em pessoas com doenças como a síndrome do intestino irritável”, finalizou a especialista. Já conhecia essa trend?
No TudoGostoso, você fica por dentro de diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar.
Veja mais: