A aveia é um cereal muito procurado em dietas de emagrecimento e, desta vez, tem sido protagonista de uma bebida trend que vem ganhando as redes sociais com a dieta Oatzempic, em referência ao medicamento usado para tratamento de diabetes e que vem sendo receitado para emagrecimento rápido.
Na Dieta Oatzempic, um dos pilares da alimentação é uma bebida que mistura aveia e limão: em diferentes vídeos, influenciadoras e jovens combinam uma xícara de água e suco de meio limão. Será que essa bebida é mesmo saudável? Quais riscos ela oferece para a saúde? O TudoGostoso conversou com o endocrinologista Rander Alves, da clínica Les Peaux, e tira todas as suas dúvidas a seguir.
“A aveia é reconhecida por sua capacidade de promover a saciedade devido à riqueza de fibras solúveis que formam um gel no trato digestivo, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a sensação de plenitude. Essa propriedade tem sido o motivo pela busca de dietas ricas em aveia para potencializar o efeito de saciedade da medicação Ozempic”, inicia o médico.
Qual é o perigo de comer muita aveia na dieta?
Contudo, para um emagrecimento saudável, a restrição alimentar, limitando o consumo de fibras à aveia, pode causar problemas. “Dietas restritivas em fibras para emagrecimento podem ser prejudiciais, pois a aveia não oferece todos os nutrientes essenciais. Além disso, o alto teor de carboidratos na aveia pode afetar os níveis de glicose no sangue”, afirma o endocrinologista.
“Para emagrecer de forma saudável, é importante incluir uma variedade de alimentos nutritivos em quantidades adequadas e buscar orientação profissional”, reforça o especialista.
Substituir uma dieta diversificada por uma dieta focada principalmente em fibras, embora garanta saciedade, pode acarretar deficiências nutricionais, como falta de proteínas, vitaminas (como B12 e D) e minerais (como ferro e zinco), essenciais para a saúde geral. “Isso pode aumentar o risco de anemia, problemas ósseos e digestivos, além de tornar a dieta difícil de manter a longo prazo devido à monotonia”, detalha o Dr. Rander Alves.
A recomendação diária de fibras alimentares é de 25 a 35 gramas e ultrapassá-la também pode ser arriscado. “Consumir fibras em excesso pode causar problemas digestivos, como gases, inchaço abdominal e diarréia, principalmente se não houver aumento suficiente na ingestão de água”, diz o médico.
Aprenda a inserir as fibras e a aveia de modo saudável na alimentação
Seria interessante, então, investir num maior consumo de fibras para o processo de emagrecimento, não só restringindo apenas à aveia, mas ampliando para outras fontes alimentares ricas neste nutriente.
“As fibras têm vários benefícios para o controle do peso e para a saúde em geral. Diversificar as fontes de fibras é importante para obter uma variedade de nutrientes e benefícios para a saúde. Além da aveia, outras excelentes fontes de fibras incluem frutas (como maçãs, peras, bananas), vegetais (como brócolis, couve, cenoura), leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico), sementes (chia, linhaça) e grãos integrais (arroz integral, quinoa)”, lista o endocrinologista.
Afinal, incorporar alimentos variados em sua dieta não apenas ajuda no emagrecimento, mas também promove uma alimentação equilibrada e nutritiva. “Uma dieta restrita em alimentos variados pode se tornar tediosa e difícil de manter a longo prazo, o que pode levar a desistências e a um retorno aos hábitos alimentares anteriores”, aponta o médico.
Sabia desse risco pouco conhecido da dieta da moda? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar para priorizar uma rotina alimentar benéfica.
Veja mais:
- Aveia: 5 receitas diferentes para fazer com o ingrediente que mantém o bom funcionamento do intestino;
- Pessoas com intolerância a glúten podem consumir aveia? Veja o que a ciência diz!