
Veja como fazer uma tapioca perfeita em poucos passos (Créditos: Canva)
Uma tapioca quentinha com manteiga de garrafa é difícil de resistir, seja de onde você for! Afinal, esse preparo tão tradicional está presente de norte a sul do Brasil, sempre incrementado com os mais diferentes recheios. Porém, ainda que tão clássico e popular, muitas pessoas ainda sentem dificuldades na hora de fazer a tapioca perfeita, macia e molinha, do jeito que tem que ser. Para te ajudar, eu separei algumas dicas para fazer tapioca sem rachar que eu aposto que você não sabia, mas que são fáceis de adotar no dia a dia.
Como fazer tapioca sem rachar: aprenda as dicas para um quitute macio e gostoso
Existem alguns detalhes que você deve prestar atenção na hora de fazer uma tapioca recheada em casa que eu aposto que você nunca nem parou para pensar quando você vai preparar o seu lanche. Esses detalhes englobam não só a goma, como a frigideira, a temperatura do fogo e até o recheio. Mas sem desespero, dá só uma olhadinha nas dicas abaixo.
1) Goma de boa qualidade e hidratada
Não adianta, uma goma de boa qualidade faz toda a diferença na hora de obter uma boa tapioca. Em muitos lugares, isso pode vir com um custo maior, mas se a diferença for pequena, de centavos, pode acreditar que vale a pena. Para saber se a goma de tapioca é boa, você deve analisar os ingredientes. O ideal é que seja sem glúten e contenha apenas goma (fécula de mandioca) e água.
Por falar em água, também é importante escolher uma goma já hidratada, viu? Se não, a tapioca vai ficar quebradiça com certeza, porque você não vai lembrar de hidratar em casa, ou nem mesmo saber como faz.
2) Tamanho da frigideira x quantidade de tapioca
Para a tapioca não quebrar, você não pode fazê-la fina demais. Eu sei que muitas pessoas controlam a ingestão para fazer o cálculo de calorias. Contudo, se você só pode consumir 2 colheres (sopa) de goma no café da manhã, por exemplo, você precisa investir em uma frigideira bem pequenina. Dessa forma, a tapioca vai ficar pequena, mas macia e na espessura ideal.
3) Temperatura do fogo
Já dizia o ditado, a pressa é inimiga da perfeição! Um dos motivos para a tapioca rachar é porque está seca demais, e o que resseca a goma é a alta temperatura do fogo. Por isso, a tapioca deve ser cozida em fogo baixo, com paciência, e de preferência com a frigideira tampada para “segurar” a umidade.
Em média, a farinha de tapioca demora 2 minutos em fogo baixo para se juntar e formar a tapioca, então é bem rapidinho. Quando ela estiver soltando sozinha do fundo, é só rechear e dobrar para fechar. Lembre-se de recheá-la só quando a tapioca estiver formada, porque o recheio antes da hora pode acabar fazendo com que ela rache. Depois, retire logo da frigideira para não queimar ou secar.
Seguindo essas dicas, sua tapioca vai ficar perfeita fácil fácil!
Veja mais:
Tiras de frango empanadas na tapioca: essa versão fica muito crocante e eu ainda faço um molho delicioso para acompanhar