
Veja quais são os alimentos e bebidas recomendados contra o Covid-19! (Créditos: Shutterstock)
Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar no Brasil, mas o que poucos sabem é que podem ter em casa alguns alimentos e bebidas que ajudam a aliviar os sintomas dessa doença. Consumir esses ingredientes podem oferecer uma melhora e fazer a sua saúde agradecer! Com isso em mente, aqui está uma lista de 11 itens que reforçam o seu sistema imunológico. Veja o que acontece com o seu corpo ao consumi-los quando estiver doente. Confira agora no TudoGostoso!
1- Canja de galinha
Não é apenas em gripes e resfriados que essa receita é recomendada! A canja de galinha deve ser consumida em casos de Covid-19 porque aumenta o fluxo de muco e ajuda a eliminar o vírus, segundo pesquisadores. Esse prato conta com um certo aminoácido, chamado cisteína, que reforça o sistema imunológico.
2- Batatas
As batatas são vegetais ricos em amido e possuem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Em especial, ela é uma boa fonte de potássio. Esse mineral é responsável por ajudar as células, o coração e os músculos a funcionarem corretamente, reforçando a saúde debilitada pelo Covid-19.
3- Picolés de frutas e sem açúcar
Quem disse que só alimentos quentes podem ser consumidos por quem está doente? Os picolés à base de frutas além de manterem altos os níveis de hidratação, também ajudam no funcionamento do sistema imunológico. Não ingerir líquidos e nutrientes suficientes pode piorar a infecção, acelerar a perda de líquidos e intensificar os sintomas de Covid-19.
4- Água de coco
O Covid-19 pode ter como sintoma a diarreia, por isso que a água de coco é recomendada para repor o sódio, o potássio e o cálcio. Com esse problema estomacal, o corpo libera muitos nutrientes que precisam ser repostos rapidamente, caso contrário o estado de saúde ficará ainda pior. E é aí que entra a água de coco! Ela é uma bebida natural e sem açúcar, recheada de benefícios e mantém a hidratação em dia.
5- Aveia, pipoca e grãos integrais
O Covid-19 causa inflamação no corpo como qualquer vírus, então é importante consumir alimentos com propriedades anti-inflamatórias quando estiver infectado. A aveia, a pipoca, o arroz integral, o grão-de-bico, o milho, a quinoa e entre outros, são ótimas opções para amenizar os sintomas da doença.
6- Frutas e vegetais
Comer produtos naturalmente ricos em vitaminas é importante para a saúde, independentemente de você ter sido exposto ao Covid-19 ou não. Mas no caso de quem enfrenta essa doença, esses ingredientes podem ser ainda mais importantes, já que potencializam a recuperação. Algumas ótimas opções são a melancia, o morango, o pepino e o alface. Além de serem anti-inflamatórios, eles possuem alto teor de água, o que ajuda na hidratação.
7- Alimentos macios
Se dor de estômago for um dos sintomas, opte por alimentos anti-inflamatórios de fácil digestão, como o purê de batatas, a banana amassada, sopas e entre outras opções. A perda de apetite é um dos sintomas comuns, então priorize esses alimentos de fácil consumo para uma boa recuperação.
8- Proteína vegetal
Uma dieta feita a base de vegetais pode ajudar na recuperação do Covid-19. Em seu plano alimentar, certifique-se de incluir fontes de proteínas que não sejam a carne. Alguns exemplos são as nozes, a linhaça, a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico, o tofu e o feijão.
9- Peixes gordos
Os peixes gordos incluem o salmão, o bacalhau, a sardinha e entre outros. Eles possuem ômega-3 e podem ajudar a diminuir a inflamação que acompanha o Covid-19, além de possuírem um efeito antiviral.
10- Iogurte natural
Outra fonte de proteína, embora não vegetal, é o iogurte natural. Ele é um alimento fermentado, que pode oferecer bactérias benéficas ao sistema digestivo, com um impacto direto na imunidade e na função pulmonar, que acabam sendo prejudicadas com a doença.
11- Chá quente com mel
Assim como a canja de galinha, o chá quente pode ajudar a quebrar o muco do corpo, levando consigo alguns pedaços de vírus. Em vez de açúcar, acrescente o mel ao chá. Ao consumir antes de dormir, esse ingrediente pode melhorar o sono de quem possui Covid-19, além de conter propriedades antimicrobianas que ajudam a melhorar a resposta imunológica.
Veja mais
Isis Valverde desabafa sobre dificuldades de se alimentar: entenda tudo sobre a doença da atriz e como se adaptar!
Benefícios do inhame: é isso que acontece com o seu corpo se respeitar o tempo certo de cozimento
Adicione esse ingrediente surpreendente no chá e reduza o amargor sem uma colher sequer de açúcar