• Entrar
  • Cadastrar
Você tem costume de requentar o arroz? Esse hábito pode trazer riscos para a sua saúde, mas é possível se manter seguro se fizer assim
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Você pode estar colocando sua saúde em risco se requentar o alimento do jeito errado

Você tem costume de requentar o arroz? Esse hábito pode trazer riscos para a sua saúde, mas é possível se manter seguro se fizer assim

Veja como aquecer o alimento do jeito certo para manter a saúde em segurança (Créditos: Shutterstock)

Nada melhor do que poder comer um arroz fresquinho, não é mesmo? Porém, isso nem sempre é possível, por isso, muitas pessoas acabam preparando o alimento em grande quantidade, para poder aquecer e consumir ao longo da semana.

Este pode parecer um hábito inofensivo, mas você sabia que se o arroz for requentado do jeito errado, ele pode oferecer riscos para a sua saúde? Mas, fique tranquilo que o TudoGostoso vai te contar tudo sobre o assunto e te mostrar como fazer do jeito certo!

Quais são os riscos de requentar o arroz do jeito errado?

O problema está na bactéria Bacillus cereus, presente no arroz cru. Esse microrganismo pode sobreviver ao cozimento, especialmente quando não é cozido por completo. A bactéria se torna perigosa quando o arroz é mal armazenado e depois aquecido de forma errada.

Depois de pronto, se o alimento ficar mais de 30 minutos em temperaturas entre 10 °C e 60 °C, os esporos da bactéria se proliferam rapidamente e liberam toxinas, não sendo eliminadas nem pelas altas temperaturas. O consumo do arroz com a presença dessas toxinas pode gerar uma intoxicação alimentar, também conhecida como “síndrome do arroz frito”. Os sintomas incluem náusea, vômito, diarreia, febre e dor de cabeça.

Como requentar o arroz do jeito certo?

A primeira coisa a se fazer é tomar cuidado no momento de armazenar o arroz, lembrando de guardar o alimento na geladeira depois de pronto, com temperatura inferior a 5°C, especialmente nos dias quentes

Tente guardá-lo imediatamente após o preparo, se não for mais consumir naquele momento, isso já irá diminuir as chances da bactéria se proliferar e liberar toxinas no alimento. Para garantir um armazenamento seguro, opte por potes herméticos ou com tampas com uma boa vedação. Além disso, segundo especialistas, o ideal é que o arroz requentado seja consumido no mesmo dia em que foi cozido.

Na hora de reaquecer o arroz, prefira utilizar o fogão. Embora o micro-ondas seja mais prático no dia a dia, ele não aquece a comida de maneira uniforme, o que pode favorecer o acúmulo de micro-organismos.

Mas, se quiser utilizar o micro-ondas, adicione um pouco de água para ajudar no aquecimento uniforme, aumentando as chances de eliminar possíveis bactérias por completo. Começando o cuidado desde o armazenamento, é possível reaquecer o arroz com mais segurança.

Veja mais:

Aprendi como fazer um arroz branquinho e soltinho em grande quantidade igual de restaurante (e o arroz ainda rende 3 vezes mais!)

Temas relacionados