• Entrar
  • Cadastrar
Um mês sem café: "Aceitei o desafio para entender os efeitos no meu corpo”
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, fazendo parte da rotina de milhões de pessoas. Para muitos, é essencial para começar o dia com energia e foco. Mas o que acontece quando alguém decide cortar completamente o café da dieta por um mês?

Um mês sem café: "Aceitei o desafio para entender os efeitos no meu corpo”

Benefícios e malefícios de 30 dias sem café! (Créditos: Shutterstock)

Decidir ficar um mês sem café pode parecer um grande desafio para muitos, especialmente para aqueles que dependem da bebida para começar o dia com energia. Mas e se fosse uma oportunidade para explorar como o corpo reage à ausência da cafeína? Foi isso que o jornalista Valentin Biret, do jornal Ouest France, relata em sua experiência ao aceitar esse desafio, investigando os efeitos que essa mudança causa no corpo, na mente e na rotina.

Malefícios e dificuldades de passar 30 dias sem café

O jornalista Valentin Biret relata que o seu consumo era de quatro a cinco cafés por dia, principalmente de manhã e até o início da tarde. Por isso, enfrentar 30 dias sem café pode ser um desafio para quem está acostumado a consumir cafeína diariamente. Durante esse período, algumas dificuldades e efeitos colaterais podem surgir, principalmente nos primeiros dias.

Um dos sintomas mais comuns ao parar de tomar café, já que a cafeína afeta os vasos sanguíneos do cérebro.
A falta do café pode causar oscilações de humor, irritabilidade e até ansiedade. A cafeína melhora o foco e a atenção, então, sem ela, pode ser mais difícil se concentrar, especialmente no trabalho ou nos estudos. A cafeína acelera o metabolismo, e sem ela, algumas pessoas podem notar uma leve diminuição na queima de calorias e até mudanças no apetite.

Benefícios de passar 30 dias sem café

Ficar 30 dias sem café pode trazer diversos benefícios para o corpo e a mente, especialmente para quem tem uma alta dependência da cafeína. Apesar dos desafios iniciais, muitas pessoas percebem melhorias significativas ao longo do tempo. Sem a cafeína interferindo no sistema nervoso, o sono tende a ser mais profundo e reparador. O consumo excessivo de café pode aumentar a ansiedade e causar picos de estresse. Ao eliminá-lo, o humor pode ficar mais equilibrado, com menos episódios de nervosismo. Sem os altos e baixos da cafeína, o corpo aprende a regular melhor seus níveis de energia. Isso evita aquele efeito rebote de cansaço extremo quando o efeito do café passa. O café pode ser ácido e irritar o estômago, causando azia e refluxo. Ao cortar a bebida, a digestão pode melhorar, e sintomas como desconforto gástrico podem diminuir.

Embora o café tenha seus benefícios, essa pausa pode ser uma ótima oportunidade para avaliar a real necessidade da cafeína na rotina e buscar outras formas mais naturais de manter a energia e o foco.

Veja mais

Teve um dia ruim? Uma fatia desse bolo de brigadeiro belga com morango e você esquecerá todos os seus problemas
O segredo para viver mais está na alimentação: corte esses dois ingredientes para aumentar o tempo de vida em 10 anos
Se sua mãe não te ensinou, eu te ensino: esse é o segredo para deixar a sua zamioculca sempre saudável

Temas relacionados