
Com essas dicas simples você pode até salvar a sua planta (Créditos: Shutterstock)
Nos últimos anos o cultivo de plantas em casa tem se tornado cada vez mais popular, sendo uma maneira de deixar o ambiente mais vivo e decorado. Dentre as inúmeras espécies, a zamioculca, também conhecida como planta da fortuna, se tornou uma das queridinhas, especialmente por suas folhas brilhantes e a crença de que ela traz boas energias para o ambiente.
Embora seja uma planta fácil de cuidar, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença, permitindo que a sua zamioculca esteja sempre saudável, com caules firmes e uma boa aparência. Abaixo vamos te ensinar o que fazer para cuidar dessa planta do jeito certo para que ela dure bastante. Confira!
Como deixar a sua zamioculca sempre saudável?
Quem nunca pegou uma muda de zamioculca em um horto e após plantá-la em casa, percebeu que ela já não estava mais tão bonita quanto antes? Além de escolher um solo saudável e deixar o vaso em um local que receba luz indireta, muitas pessoas não prestam atenção na frequência da rega.
Esse é um dos detalhes mais importantes para que sua zamioculca esteja sempre saudável. Se você perceber que ela está meio caída, murcha, sem brilho ou com folhas amareladas, que lembram um aspecto de queimado, significa que há um excesso de água. Esse é um problema muito comum, que a maioria das pessoas enfrenta, mas não sabe o que fazer. Em muitos casos, como a folha parece estar queimada, é comum achar que foi devido ao contato com o sol, deixando-a em um local com sombra.
Acontece que isso pode piorar a situação, mantendo o solo encharcado por mais tempo. Quando você molha essa planta em excesso, a batata que fica conectada às raízes pode apodrecer e, se isso acontecer, a zamioculca fica fraca e pode até morrer. Por isso é muito importante estar atento aos sinais que a planta dá.
O que fazer se a zamioculca apresentar excesso de água?
Se você identificar os sinais mencionados acima, a primeira coisa a se fazer é eliminar as partes podres da planta, especialmente as que estiverem com um cheiro ruim. Para salvar a sua planta, você também pode removê-la do vaso, cuidadosamente, e retirar as raízes podres e sem vida. Em seguida, coloque a planta em um novo vaso, com um substrato fresco.
Se possível corte o vaso para facilitar na hora de tirar a planta, assim você diminui o risco de machucar a sua zamioculca. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para separar as batatas que crescem e se aglomeram ao longo do tempo, criando novas mudas e deixando mais espaço para a planta se acomodar no vaso.
E atenção, escolha um vaso com uma boa drenagem, quanto mais furinhos no fundo do vaso melhor, pois assim você evita que a água acumule. Coloque uns 3 dedos de argila expandida, depois uma mistura de substrato leve, de preferência com uma boa quantidade de matéria orgânica.
Acomode a sua zamioculca novamente, cubra a superfície com palha protetora de plantas e regue. Para evitar o excesso de água novamente, verifique sempre o solo antes de regar.
Veja mais:
Como triplicar sua zamioculca em semanas (fazendo mudas enraizadas em água, dá certo, já fiz várias vezes haha)