O bolo de mandioca é um quitute bem tradicional no Brasil, independente da região em que você more. Em alguns lugares, ele pode ser chamado de bolo de aipim, e ser feito com coco ralado, queijo ralado ou os dois. Muito cremoso, sua consistência lembra um pouco a de um pudim, e é perfeito para comer enquanto bebe aquele café da tarde. O melhor de tudo é que o bolo de macaxeira é feito sem farinha de trigo, tornando-o uma ótima opção para os celíacos. Ficou com água na boca? Então vem aprender como fazer bolo de mandioca sem farinha de trigo.
Receita de bolo de mandioca sem farinha de trigo: aprenda como fazer
Ingredientes:
- 1 kg de mandioca descascada
- 100 g de coco ralado
- 100 g de queijo ralado
- 1/2 copo de óleo
- 3 xícaras de açúcar
- 4 ovos
Modo de preparo:
- Essa receita de bolo de mandioca sem farinha de trigo é tão fácil de fazer que você nunca mais vai querer fazer de outro jeito. O melhor é que você nem precisa cozinhar a mandioca antes, só descascá-la direitinho.
- Depois que a mandioca estiver descascada, passe-a no ralador.
- No liquidificador, coloque a mandioca ralada, o coco ralado, o queijo ralado, o óleo, o açúcar e os ovos. Bata bem até obter uma massa lisa e homogênea.
- Não se preocupe com o fermento, essa receita não precisa dele. O bolo ficará bem cremoso, igualzinho o bolo de mandioca de padaria.
- Transfira a massa para uma forma levemente untada.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por 30 minutos ou até ficar douradinho. Como o bolo não usa fermento, você pode abrir o forno até antes de 30 minutos. Algumas pessoas preferem o bolo de mandioca mais dourado, enquanto outras preferem mais branquinhos. Neste caso, fica a seu critério!
- Depois que estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.
- Quando estiver completamente frio, desenforme!
Você pode guardá-lo na geladeira ou fora dela, mas não dá para negar que ele fica uma delícia gelado, principalmente nos dias quentes.
Veja mais:
Bolinho de chocolate SEM FARINHA DE TRIGO e COM BANANA: essa receita saudável sempre dá certo!