• Entrar
  • Cadastrar
Receita de bolo de chocolate sem farinha de trigo, sem açúcar e sem leite que vai te surpreender de tão fofinho e saboroso

Dá para preparar um bolo sem glúten, sem lactose e sem açúcar e ainda ficar muito gostoso. Faça em casa e descubra esta delícia!

Esse bolo com poucos ingredientes surpreende pela simplicidade e sabor (Créditos: TudoGostoso/Ludmila)

Um bolo de chocolate fofinho recém saído do forno para acompanhar um café ou servir após uma refeição é difícil de resistir. Mas quem passa por uma restrição alimentar como intolerância a glúten ou a lactose ou precisa diminuir a quantidade de açúcar por motivos de saúde, acaba sempre passando vontade quando o doce chega à mesa. Só que aqui no TudoGostoso ninguém fica só no desejo! Nós temos a receita perfeita de um bolo para todo mundo: não tem farinha de trigo, açúcar e nem leite ou manteiga.

E se você está pensando que deve ser sem graça e não ter gosto de nada, nós vamos fazer você mudar de ideia. Com sabor de chocolate e uma textura muito fofinha, você nem vai acreditar que “faltam” esses ingredientes tão comuns. Veja abaixo a receita do bolo de chocolate sem farinha de trigo, sem açúcar e sem leite que vai deixar as suas tardes mais deliciosas.

Como fazer o bolo de chocolate sem farinha, açúcar e lactose

Além de ser mais leve, essa receita de bolo leva apenas 6 ingredientes bem simples que facilitam o trabalho. Para melhorar, você só precisa de 40 minutos para ter o bolo prontinho para acompanhar seu café ou lanche.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 100 ml de óleo
  • 4 bananas nanicas ou pratas maduras
  • 2 xícaras de aveia flocos
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, coloque os ovos inteiros e o óleo e bata por 3 minutos para misturar.
  2. Adicione as bananas sem casca, a aveia em flocos e o cacau em pó.
  3. Ligue o liquidificador novamente até os ingredientes se misturarem.
  4. Por último adicione o fermento químico e use a função pulsar do aparelho para incorporar o ingrediente à massa.
  5. Despeje a massa em uma forma untada. Dica: você não precisa usar farinha nem para untar a forma. Usar cacau em pó não é só um substituto sem glúten como deixa a casca do bolo mais saborosa.
  6. Leve a assadeira para assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos.

Dicas para deixar o seu bolo de chocolate sem farinha do seu jeito

O bolo de chocolate sem farinha, sem açúcar e sem leite sozinho é saboroso, mas você pode incrementar com ingredientes simples e que não deixam a receita fugir das restrições. Experimente juntar coco ralado na massa e/ou polvilhar um pouco por cima como finalização, vai ficar com gostinho de bolo prestígio! Se o bolo tiver pouco doce para o seu gosto, pode acrescentar um pouco de adoçante ao seu gosto, como estévia ou xilitol.

Qualquer bolo fica muito mais gostoso se tiver uma calda suculenta por cima. Você pode fazer uma calda de chocolate com 1/2 xícara de xilitol, 50g de cacau em pó e 60ml de água misturados e derretidos no fogão. Uma opção mais simples, caso um pouco de açúcar não seja problema, é derreter uma barra de chocolate amargo em banho-maria. Enquanto o chocolate amargo tem uma parte de açúcar, é uma quantidade menor do que outros tipos de chocolate e não tem leite. E quanto maior a porcentagem de cacau na barra, menos açúcar tem.

Veja mais:
Bolo sem glúten: 12 receitas fáceis e deliciosas que passam longe da farinha de trigo
Doce sem açúcar e adoçante: 9 receitas de sobremesas para quem segue alimentação saudável
Receitas sem lactose: 35 opções de café da manhã, almoço e jantar

Temas relacionados