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Poucos sabem por que NÃO é bom comer chocolate à noite - e não é porque engorda

 Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão daquele pedaço de chocolate antes de ir para a cama? Isso não é uma boa ideia se quiser acordar com energia no dia seguinte. Entenda o porquê!

Chocolate à noite? Entenda razão de evitar esse consumo (Foto: Shutterstock)

Depois de jantar, você se senta no sofá para assistir à sua série favorita e, de repente, dá aquela vontade de comer um pedaço do seu chocolate antes de dormir. Mas você já se perguntou se essa pequena guloseima afeta sua saúde, e não apenas em termos de peso?

Embora possa ser difícil resistir ao sabor reconfortante do cacau à noite, há um motivo pelo qual você deve reconsiderar esse hábito noturno - e não é porque ele pode arruinar sua dieta. Há uma substância presente no cacau que pode afetar negativamente seu descanso noturno: é exatamente por isso que não é uma boa ideia comer chocolate à noite.

Em cada grama de chocolate, por menor que seja, há uma substância pouco conhecida, chamada teobromina. Essa molécula, explica a nutricionista Gabriela Gottau, age como um estimulante semelhante à cafeína: trata-se de um tipo de alcalóide que estimula o sistema nervoso central, mas tem suas próprias peculiaridades.

Ao contrário do que se possa pensar, a teobromina não é de todo ruim. Na verdade, ela pode ter efeitos benéficos para o corpo, como ajudar a regular o metabolismo, estimular o sistema cardiovascular, alargar os vasos sanguíneos e promover uma melhor micção, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Isto significa que, a longo prazo, ela pode ser uma aliada para sua saúde. Contudo, quando consumida à noite, a teobromina pode afetar negativamente seu descanso noturno. Da mesma forma que você não toma café à noite por motivos óbvios, aquele grama de chocolate pode ter efeitos semelhantes na qualidade do sono, fazendo com que você acorde no dia seguinte sem a mesma energia que teria se não o tivesse consumido.

Quando comer chocolate e qual é o melhor tipo do doce?

E se você trocar seu pedaço de chocolate amargo por um pequeno pedaço de chocolate ao leite? É verdade que você reduzirá a quantidade de teobromina que consome, mas ao custo de colocar mais açúcar em seu corpo.

Segundo Gottau, os chocolates com menos cacau tendem a ter mais açúcar e menos valor nutricional, uma substância que também não é recomendada no final do dia, pois o excesso pode causar irritabilidade e também afetar o sono.

Então o mais indicado é priorizar o consumo de chocolate antes do meio da tarde, preferencialmente as versões amargas, com mais de 70% de cacau puro. Se à noite estiver com vontade de comer algum item doce, você pode recorrer a um pedaço de fruta, um iogurte natural com mel ou uma xícara de leite morno com canela.

Essas opções trazem uma dose de doçura que você precisa sem afetar negativamente o seu descanso noturno ou o seu peso. Elas também são ricas em vitaminas e antioxidantes (frutas) e cálcio e probióticos (iogurte e leite), portanto, você também estará fornecendo ao seu corpo uma boa quantidade de nutrientes que promovem o descanso.

Portanto, da próxima vez que você sentir aquela vontade de comer chocolate tarde da noite, pense duas vezes e escolha com sabedoria. Seu corpo e seu descanso irão agradecer. No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar.

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