• Entrar
  • Cadastrar
Poucas pessoas sabem, mas minha avó me ensinou que o jeito de preparar o alho influencia na intensidade do seu sabor nas receitas
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Dependendo de como o alho é preparado, seu sabor e aroma podem variar de forte e picante para suave e adocicado. 

Poucas pessoas sabem, mas minha avó me ensinou que o jeito de preparar o alho influencia na intensidade do seu sabor nas receitas

O modo de preparo do alho interfere no sabor das suas receitas. (Créditos: Shutterstock)

 

O alho é um dos temperos mais versáteis na culinária. Ele pode ser usado de diversas maneiras nas receitas: picado, esmagado, inteiro, fatiado, em pó, em pasta ou assado. O que poucas pessoas sabem é que a forma como é preparado influencia na intensidade do seu sabor e aroma. Por isso, conhecer as peculiaridades de cada modo de preparo do alho pode fazer toda a diferença na sua receita!

A intensidade do sabor do alho está diretamente ligada ao corte do alho

Alho inteiro: o alho inteiro tem um sabor bem mais suave nas receitas, especialmente quando é cozido ou assado. Quando o alho é utilizado inteiro, seja com a casca ou sem, ele libera seu sabor de forma gradual e menos intensa do que quando é picado ou esmagado. O sabor tende a ser mais sutil e menos picante.

Alho inteiro levemente amassado: o alho levemente amassado libera sabor de forma mais suave. Quando você amassa, ele começa a liberar alguns dos seus óleos essenciais, mas sem a intensidade que ocorre quando ele é picado ou triturado completamente. Essa forma de preparo deixa um sabor mais sutil e delicado, ideal para quando você quer apenas um toque de alho em um prato, sem que ele domine o sabor.

Alho fatiado: o alho fatiado (ou laminado) tem um sabor mais suave do que o picado ou esmagado, mas ainda mantém um leve toque de intensidade. Ele pode ser usado para refogar ou em marinadas, onde seu sabor se dilui um pouco mais, mas ainda assim é perceptível.

Alho picado ou esmagado em pedaços: quando o alho é picado ou esmagado, suas células se quebram, liberando a alicina, uma enzima que intensifica o seu sabor e o aroma. O alho picado tende a ser mais pungente e forte. Quanto mais finamente picado ou esmagado, mais forte é o sabor.


Alho em pasta: é o sabor mais intenso de todos. Para preparar a pasta, basta picar o dente de alho e, em seguida, amassá-lo até ficar bem triturado. O processo pode ser feito em um processador de alimentos ou manualmente com a lâmina de uma faca. Agora, se a pasta for preparada com alho assado, ela fica um pouco mais suave, mas ainda marcante.

Veja também:

Nem no armário, nem na geladeira: este é o lugar certo para manter o alho em boas condições e evitar que ele apodreça ou germine
Nem óleo, nem sal: 4 formas de congelar alho para você ganhar tempo na hora de cozinhar

Temas relacionados