• Entrar
  • Cadastrar
Por que você come mesmo sem fome? A ciência tem a resposta

Você se pega comendo mesmo quando não está com fome? Esse hábito pode ter diferentes razões e a ciência explica! 

O que nos faz comer mesmo sem fome? Entenda principais motivos, explicados pela ciência!

Por definição, a fome é aquela sensação fisiológica de escassez ligada à vontade de comer. No entanto, inúmeras vezes comemos mesmo sem estar, de fato, com a necessidade orgânica de nos alimentar: por que será que isso acontece?

Conhecida como fome emocional, essa prática tem diversas explicações pela ciência e pode ser desencadeada por alguns fatores, como cansaço, ansiedade e desequilíbrio emocional. Outras razões que nos levam a comer mesmo sem fome podem estar ligadas a fatores externos, como a pressão social ou o consumo de álcool. Confira em detalhes a seguir!

Ciência explica: por que comemos quando estamos estressados ou cansados?

O estresse de longo prazo inunda o corpo com cortisol, hormônio que faz parte do sistema de luta ou fuga. Após uma situação estressante, o cortisol busca “recompensar” o corpo e faz com que você queira comer mais.

Um ponto de atenção é perceber se o estresse é um estado quase constante para você: dessa forma, os níveis de cortisol permanecem sempre altos e fazem com que você continue buscando comida mesmo sem fome.

Já diante da sensação de cansaço, os hormônios “ativados” são outros: quando você não descansa o suficiente, seus níveis de grelina (um hormônio que dá vontade de comer) aumenta e os níveis de leptina (um hormônio que diminui a fome e o desejo de comer) diminuem. Esses dois hormônios controlam a sensação de fome. O resultado: Você sente fome mesmo que seu corpo não precise de comida.

Ansiedade tem relação com transtornos alimentares

Muitas vezes, a compulsão alimentar tem uma conexão intensa com a ansiedade: comer, mesmo sem fome, acaba sendo uma válvula de escape, uma forma de ajudar a controlar as preocupações e o estresse. Outros fatores, desde genes, depressão e transtornos de humor até traumas, vícios ou abusos, podem aumentar a probabilidade de compulsão alimentar como forma de gerenciar suas emoções.

Pressão social e consumo de álcool também podem despertar vontade de comer sem fome

E nem toda alimentação emocional acontece quando você está se sentindo mal: também é fácil se deixar levar pela diversão de um evento social e ignorar os sinais de que você não está mais com fome, ou sentir-se obrigado a acompanhar o grupo.

Outro fator a considerar nesse sentido é a bebida alcoólica: ela costuma reduzir suas inibições, o que inclui o bom senso sobre quando e quanto comer. Também aumenta a probabilidade de você comer coisas menos saudáveis, como alimentos cheios de gorduras e açúcar.

Estudos mostram que a bebida afeta a parte do cérebro que monitora o autocontrole, tornando muito mais difícil resistir a um lanche saboroso.

Como parar de comer sem pensar?

Uma das técnicas mais comentadas pela ciência é o chamado mindfull eating: estar com atenção plena na hora de comer é importante, bem como encontrar saídas saudáveis para suas emoções, como exercícios ou meditação. Gostou de saber dessas dicas? No TudoGostoso, você encontra mais conteúdos sobre bem-estar e alimentação saudável.

Veja mais:

- Essa é a hora certa para comer se você quer se manter saciado e emagrecer, segundo especialista;

- Dica de Harvard: o que você come é chave para uma mente calma e feliz em tempos de ansiedade.

Temas relacionados