O povo brasileiro ama um café, né? Pra começar o dia, para levantar o astral depois do almoço, no lanche da tarde ou até como pretexto para chamar alguém para conversar. Apesar de muito consumida, a bebida é rodeada de dúvidas. Uma das mais frequentes é sobre o seu armazenamento. Será que devemos colocar o pó do café na geladeira? O TudoGostoso te conta!
Pó de café na geladeira: sim ou não?
Armazenar o pó de café na geladeira é um truque defendido por muitas avós com unhas e dentes. Na teoria, deveria fazer a bebida durar mais por causa da temperatura mais baixa. Por isso que de certa forma funciona, já que a lógica tem algum sentido.
Mas há um risco grande de o café perder as suas propriedades e oxidar por causa da umidade. Além disso, o café pode absorver aroma e odores de alimentos guardados próximos. Já pensou em um café com notas de alho e cebola, que horror? Melhor evitar.
Onde guardar o pó de café?
Se o café na geladeira é uma faca de dois gumes, qual o jeito certo de armazenar, afinal? A melhor maneira de preservar o aroma e algumas características do café ao paladar é manter o pó em um lugar arejado, hermeticamente fechado e longe da iluminação, natural ou artificial.
Ou seja, ele não deverá ficar em um lugar tão abafado, nem com espaço para entrar ar ou luz. Se for guardado em um balcão, é bom evitar um pote de plástico ou de vidro transparente. Um porta-mantimentos de metal ou de louça pode ser uma saída, como também a embalagem onde o produto é comercializado. Só não se esqueça de que a tampa tem que vedar bem o conteúdo. No caso do pacote, é importante retirar o excesso de ar antes de fechá-lo com um pregador.
O recipiente escolhido também não deve ficar perto do fogão ou exposto ao sol se você quiser um café melhor. A dica vale pro pó ou até mesmo para o grão que ainda será moído. Acima de tudo, o ideal é que todo o produto seja consumido em 30 dias para não ficar com aquele gosto de velho. As dicas ajudam, mas não fazem milagre, tá?
Veja mais:
Qual a diferença do café feito na cafeteira italiana? Pode usar café comum? Entenda como funciona no TudoGostoso!
Café com cocô de animal é raro e caríssimo: quilo da iguaria pode chegar a R$ 15 mil
Respeita nosso café! Grãos brasileiros fazem sucesso na Europa pela qualidade e sustentabilidade