• Entrar
  • Cadastrar
Pode comer frango no ano novo? Entenda por que muitas pessoas evitam a ave no primeiro dia do ano

Enquanto as aves são pratos clássicos no Natal, no Ano-Novo muitas pessoas preferem passar longe. Entenda o motivo por trás da superstição de comer não receitas com frango na virada. 

Simpatia de Ano-Novo acredita que comer aves na virada do ano pode gerar atraso de vida. (créditos: Shutterstock) 

O Ano-Novo é uma comemoração cercada de superstições e rituais. De usar roupas brancas a comer lentilhas e sementes de romã, existem inúmeras crendices populares associadas à noite de réveillon. Por mais que não haja nenhuma comprovação científica de que elas realmente funcionam, muitas pessoas acreditam que elas podem sim interferir diretamente nas suas vidas. Uma das simpatias mais reproduzidas no mundo é que não se pode comer frango ou qualquer tipo de ave na virada do ano. O principal motivo para essa proibição é que esses animais podem trazer atraso na vida. Por incrível que pareça, a justificativa até faz um pouco de sentido. Descubra o porquê.

Pode comer frango no Ano-Novo?

O frango é um alimento muito consumido nas festas de fim de ano. Porém, há quem evite ao máximo comer qualquer prato feito com o alimento. Segundo algumas pessoas, ingerir aves na noite da virada pode causar um atraso na vida. Isso porque elas ciscam para trás, um movimento que representa retrocesso e falta de evolução. A regra vale para todas as aves, como chester, peru, galinha e até codorna.

Porco e carne de porco são as melhores opções de pratos para quem acredita em superstições

Por outro lado, as carnes suínas são as mais indicadas para a ceia de réveillon. Enquanto o frango cisca para trás, o porco sempre se movimenta para a frente. Já o jeito como ele sempre usa o focinho para cheirar as coisas simboliza a busca por novas oportunidades. Por isso, o animal caracteriza o progresso e prosperidade.

O peixe também é um animal considerado aliado da sorte. Assim como o porco, ele sempre se movimenta para a frente. Além disso, a fé cristã relaciona o alimento à fartura por conta do milagre da multiplicação dos pães. Entretanto, o ideal é sempre retirar as espinhas, pois elas podem atrair dificuldades e obstáculos.

Veja também:

Simpatias para o ano novo: 7 alimentos para trazer boa sorte
Receitas com carne de porco: 7 opções do TudoGostoso

Temas relacionados