• Entrar
  • Cadastrar
O melhor bolinho de bacalhau do mundo: receita de família não pode faltar na ceia de Ano-Novo

Experimente fazer essa receita espetacular em casa e nunca mais você vai querer comprar bolinhos de bacalhau prontos para a sua ceia

O melhor bolinho de bacalhau do mundo: receita de família não pode faltar na ceia de Ano-Novo

Aprenda a receita de bolinho de bacalhau que não pode faltar no Ano-Novo (Foto: Shutterstock)

O bolinho de bacalhau não pode faltar na ceia de Ano-Novo. Depois do Natal, é hora de começar a pensar nos pratos para a virada do ano e algumas receitas já são uma tradição, como esse bolinho de bacalhau muito prático e saboroso!

Se em sua casa os bolinhos também são os quitutes obrigatórios entre as entradas e acompanhamentos da ceia, e já tem uma pessoa que tem a missão de comprar todos os anos, que tal testar essa receita em casa?

Descubra como é fácil de fazer e surpreenda a sua família e os seus convidados com o melhor bolinho de bacalhau caseiro.

Como fazer uma receita de bolinho de bacalhau fácil para a ceia de Ano-Novo

Essa receita tradicional de bolinho de bacalhau é uma das melhores que você vai experimentar na sua vida! Siga o passo a passo e veja como o resultado é espetacular.

Ingredientes:

  • 250g de bacalhau
  • 250g de batata
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • ½ xícara (chá) de salsinha picada
  • 1 litro de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer:

Dessalgue o bacalhau. Para dessalgar o bacalhau, caso esteja salgado, você deve colocá-lo em um recipiente com bastante água e trocar essa água a cada 1 hora, durante 5 horas.

Comece pelas batatas. descasque-as e corte em pedaços médios. Leve ao fogo alto em uma panela com água até ferver. Mantenha fervendo por 15 minutos e desligue o fogo, quando as batatas estiverem bem macias.

Escorra a água e coloque as batatas em um prato grande, deixando por cerca de 5 minutos, para que o excesso de água evapore.

Leve o bacalhau ao fogo. Já com o bacalhau dessalgado no tempo recomendado, retire-o do recipiente e leve ao fogo alto em uma panela coberta com água. Cozinhe por 5 minutos após levantar fervura e desligue o fogo. Transfira o bacalhau para um prato e deixe esfriar.

Esprema as batatas. Nesse intervalo, leve as batatas ao espremedor para formar um purê. Quando o bacalhau estiver frio, desfie com as mãos.

Bacalhau desfiado ao fogo. Em uma panela, coloque o azeite e deixe aquecer. Acrescente a cebola e o alho, refogando por 4 minutos. Mexa sempre. Adicione o bacalhau, misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Lembre de mexer de vez em quando. Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar.

Junte a farinha para a massa. O próximo passo é adicionar a farinha. Misture muito bem o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha.

Farinha de rosca para as bolinhas. Despeje a farinha de rosca em um prato grande ou travessa. Faça bolinhas com a massa de bacalhau e vá empanando com a farinha de rosca. Cubra bem cada bolinha.

Prepare o óleo para fritar. Coloque o óleo numa panela grande e aqueça. Faça o truque do palito de fósforo na panela para saber se a temperatura está no ponto de fritura. Quando acender, é porque o óleo já está quente.

Comece a fritura. Use uma escumadeira para retirar o palito de fósforo e coloque alguns bolinhos para fritar. Vá fritando aos poucos, sem encher a panela.

Ponto certo dos bolinhos. Ao perceber que os bolinhos já estão bem dourados, é hora de tirá-los da panela. Vá retirando com a escumadeira e jogue em um prato com papel-toalha para retirar o excesso de gordura.

Veja mais!

Salmão recheado é o novo jeito de preparar o peixe e é perfeito para impressionar na ceia de Ano-Novo

Pode comer frango no ano novo? Entenda por que muitas pessoas evitam a ave no primeiro dia do ano

Temas relacionados