• Entrar
  • Cadastrar
Patinho dianteiro ou traseiro: aprendi com um açougueiro a escolher a carne certa de acordo com a receita

Aprenda a usar cada tipo de carne em receitas variadas com dicas de um especialista no assunto

Descubra a diferença entre patinho dianteiro e traseiros e quais pratos essas peças podem ser usadas (Foto: Shutterstock)

Sabe qual é a diferença entre o patinho dianteiro e patinho traseiro? A escolha de algumas carnes no açougue pode causar confusão sobre a forma como cada tipo deve ser preparado. E muitas vezes você deixa de comprar uma carne com melhor preço simplesmente porque não sabe qual prato é possível utilizá-la.

É importante ressaltar que a carne oferece benefícios à saúde, mas o consumo exagerado não é saudável. Isso significa que o corpo não precisa de carne vermelha todos os dias. Ciente disso, que tal variar o cardápio quando for preparar essa proteína?

Descubra o que diferencia o patinho dianteiro e o traseiro. Será que vale a pena levar para casa? Veja as dicas do canal Açougue em Pauta (@acougueempauta) e em quais ocasiões eles podem ser utilizados!

O que é patinho dianteiro e patinho traseiro?

Para os fãs de carne vermelha que buscam incrementar a dieta hiperproteica, ainda que a proteína não seja somente por carne, conhecer melhor os tipos de carnes é uma boa forma de variar os preparos em casa e até mesmo economizar.

Por falta de conhecimento, muita gente acaba optando por comprar peças mais caras no açougue e deixando de poupar em outras partes e que podem oferecer qualidade similar. Aprenda com quem entende do assunto!

Patinho traseiro:

Com um formato mais arredondado, é uma carne mais conhecida e fácil de identificar. É como se fosse uma bola, não tem capa de gordura e com coloração avermelhada. Como usar o patinho traseiro nas receitas:

  • É indicado para o preparo de carne moída, é considerado uma das melhores opções;
  • Está entre as carnes mais indicadas para fazer strogonoff;
  • Também pode ser feito como carne de panela;
  • Há ainda quem arrisque a prepará-lo como bife.


Patinho dianteiro:

Essa carne também é conhecida como miolo de paleta e é considerada uma carne excelente. O formato dela é mais comprido. Normalmente, é um pouco mais difícil identificar o patinho traseiro no açougue. Essa parte da carne contém uma pequena camada de gordura, principalmente quando se está no final da peça.

  • Muito indicado para bife;
  • Espetinho de carne;
  • Carne para churrasco.

Veja mais!

Essas dicas para escolher carne vão salvar a sua próxima ida ao mercado

7 dicas de preparo de carnes e melhores cortes para cada prato

Temas relacionados