
Saiba por que o chá de hortelã é perfeito para ser consumido todos os dias (Foto: Shutterstock)
Muita gente questiona para que serve o chá de hortelã, e ao conhecer os benefícios desse chá para a saúde logo deseja cultivar a erva em casa para poder tomar essa bebida todos os dias. O hortelã tem efeitos surpreendentes e não por acaso costuma ser usado para fins medicinais.
Rico em propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes e anti-inflamatórias, o chá de hortelã é um aliado para a melhora da digestão e do cansaço, além de ser um ótimo remédio para amenizar cólicas e dor de cabeça.
Conheça os benefícios - e alguns poucos malefícios - dessa bebida saborosa e refrescante, ideal para ser consumida quente ou fria, e entenda por que ela é uma opção saudável para a sua dieta!
Para que serve o chá de hortelã: esses são os principais benefícios da bebida
Esses são os benefícios mais conhecidos do chá de hortelã que vão te convencer a consumir essa bebida diariamente para aproveitar ao máximo todas as suas vantagens para a saúde.
De acordo com os especialistas, esse chá possui propriedades digestivas, analgésicas, imunoestimulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, vasodilatadoras, antibacteriana, antifúngica, antivirais e estimulantes.
Todas essas propriedades são decorrentes dos compostos ativos presentes na planta, como o mentol, a mentona e o óxido de piperonita.
1. Ameniza problemas digestivos
Como funciona como um relaxante, o chá de hortelã atua nos músculos do estômago e intestino, ajudando a reduzir as contrações que podem causar dor e mal-estar.
Essa é a explciação por ser utilizada para amenizar náuseas, vômitos, inchaço abdominal e gases. O hortelã também é conhecido por estimular a secreção produzida pela vesícula biliar, por isso ajuda no bom funcionamento do fígado e na boa digestão.
Alguns estudos apontam que essa erva também pode ajudar a amenizar os sintomas da síndrome do intestino irritável, diminuindo sintomas, como gases, dor abdominal e diarreia.
2. Alivia a dor de cabeça
O chá de hortelã também pode ser um bom remédio para aliviar dores de cabeça e enxaquecas, graças aos seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. A ação relaxante também contribui para a redução da tensão nervosa e muscular, podendo ser uma das causas da dor de cabeça.
3. Tratamento de gripes e resfriados
As propriedades anti-inflamatórias, antivirais, descongestionantes e expectorantes do chá de hortelã ajudam no tratamento de gripes e resfriados, amenizando sintomas como tosse, congestão nasal e dores de garganta.
4. Sintomas da menstruação
O chá de hortelã é recomendado para ajudar no alívio de sintomas da menstruação, reduzindo as cólicas menstruais devido às propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias.
5. Prevenção dos riscos de câncer
Os poderosos antioxidantes presentes no chá de hortelã protegem as células saudáveis contra os radicais livres e ajudam a reduzir o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, de mama, de pulmão e leucemia.
6. Combate o cansaço mental
O mentol e mentona presentes nas folhas de hortelã, que são óleos essenciais que atuam como estimulantes leves no sistema nervoso central, ajudam a diminuir o cansaço mental e a melhorar o foco, como nos estudos e nas leituras.
7. Tratar infecções
O óxido de piperitona presente no chá de hortelã é um composto com propriedades antiparasitárias que atua como um complemento no tratamento de infecções causadas por parasitas, como ameba e giárdia.
Essa chá ainda possui ação bactericida e antifúngica, o que pode ajudar a complementar os tratamentos como de cárie, mau hálito e candidíase oral, apontam os especialistas.
Veja mais!
Chá da manhã, da tarde e da noite: essas são as ervas ideais para cada horário do dia
O que acontece se você tomar chá de eucalipto todos os dias: entenda benefícios, quando beber e como fazer