• Entrar
  • Cadastrar
Parece bala baiana, mas é ainda mais irresistível: esse doce fácil de fazer tem uma explosão de doçura sem enjoar

Ela tem uma casquinha crocante, mas quando morde ela explode com a cremosidade do caramelo, é irresistível!

Essa bala tem a casquinha crocante da bala baiana, mas um recheio diferente (Créditos: Instagram @tocomfomebr_)

A bala de coco caramelizada, a famosa bala baiana, é um sucesso dos doces de barraquinha de rua. O recheio cremoso de coco é delicioso, mas o detalhe que torna essa receita especial é a casquinha crocante de açúcar que parece vidro, mas quebra na mordida com uma explosão do recheio. É difícil brigar com um clássico, mas uma versão que promete ganhar os corações de todos os amantes de doce, e agrada quem não gosta de coco, é a bombinha de caramelo salgado.

O recheio de coco típico é substituído por um brigadeiro de caramelo salgado que mantém a cremosidade e ainda tem toda a doçura do caramelo. Mas incrivelmente não é enjoativo por causa da pitada de sal que quebra o açúcar e realça ainda mais os demais sabores. A receita é da Jow do Instagram @tocomfomebr_ e você pode aproveitar e presentear… Isso se conseguir resistir e não comer tudo por conta própria! Veja no TudoGostoso como fazer a combinha de caramelho salgado!

Como fazer a bombinha de caramelo salgado?

Confira como fazer essa delícia com as dicas para acertar no ponto de vidro da calda.

Ingredientes do brigadeiro de caramelo

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga com sal
  • 1 pitada de sal ou de flor de sal

Ingredientes da casquinha de açúcar

  • 1 xícara cheia de açúcar
  • 3/4 de xícara de água
  • 1 colher (sobremesa) de vinagre

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar na panela e leve ao fogo para derreter.
  2. Mexa bem e quando estiver derretido por completo, acrescente o creme de leite e continue misturando até os ingredientes incorporarem.
  3. Adicione a manteiga com sal e derreta junto. Pode usar manteiga sem sal também, mas o sal da manteiga neste caso já ajuda a quebrar um pouco o açúcar desta receita que é pura doçura.
  4. A essa altura a receita já está mais cremosa e opaca. Neste momento bote então o leite condensado e misture bem.
  5. Por fim, bote uma pitada de flor de sal ou sal refinado comum para fazer o caramelo salgado e mexa no fogo até atingir ponto de brigadeiro soltando do fundo.
  6. Passe o brigadeiro para um recipiente untado com manteiga, cubra com plástico filme de coloque na geladeira por alguns minutos até esfriar.
  7. Quando estiver mais frio, use uma colher para pegar uma parte da massa e enrole na mão no tamanho de um brigadeiro bem caprichado.
  8. Coloque as bolinhas de brigadeiro em outra forma ou superfície untada com manteiga para não grudar. Deixe na geladeira enquanto prepara a calda para gelar mais e manter no formato melhor.
  9. Coloque o açúcar, a água e o vinagre em uma panela para fazer a calda, mas ainda não ligue o fogão, misture para o açúcar dissolver na água e começar a parecer um caldo.
  10. Só então ligue o fogo e deixe engrossar sem mexer.
  11. Quando estiver borbulhando bem, teste o ponto da cobertura pegando uma parte com uma colher e colocando em um copo com água. Se endurecer em segundos com se fosse vidro, mesmo depois de tirar da água, está no ponto.
  12. Passe cada brigadeiro na calda ainda quente, usando um garfo para virar e cobrir por completo. Faça isso bem rápido, de preferência com a panela ainda no fogo baixo para evitar que a calda endureça e dificulte o trabalho.
  13. Leve os brigadeiros cobertos novamente para a assadeira untada. Use uma faca untada também para ajudar a soltar do garfo.
  14. Depois de pouco tempo deixando esfriar em temperatura ambiente você terá a sua bombinha de caramelo salgado durinha por fora, mas que você consegue quebrar em um caramelo supercremoso.


Veja mais:
Bala baiana de brigadeiro é a versão surpreendente do doce clássico que você vai ficar apaixonado! Confira a receita
Bata o caramelo e terá um doce cremoso pronto em minutos perfeito para adoçar o seu dia
Brownie com caramelo salgado: confira a receita completa

Temas relacionados