Você já ouviu falar na bala baiana? É uma bala cremosa de coco envolta em uma camada crocante de açúcar caramelizado. Muito gostosa, ela passou a fazer sucesso não só na Bahia como no Brasil inteiro, e é possível encontrá-las à venda em diversos lugares. Aqui mesmo no TudoGostoso você encontra a receita da bala baiana caseira, que é bem simples de fazer. Porém, se toda a sua família adora esse quitute você está procurando uma maneira ainda mais fácil de fazer, pode ficar tranquilo que nós chegamos com a resposta: bala baiana de coco na travessa. Confira a receita completa!
Receita de bala baiana de coco na travessa é irresistível e tão fácil de fazer que você não vai nem acreditar!
Essa receita de bala baiana de coco na travessa é tão gostosa que vai querer fazer sempre!
Ingredientes:
300 g de coco ralado seco
2 latas de leite condensado
2 caixa de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão
Como fazer a bala baiana de coco na travessa:
Essa receita é tão fácil de fazer que você nunca mais vai querer fazer outra sobremesa na vida. O primeiro passo é misturar o coco ralado, o leite condensado, o creme de leite e a manteiga em uma panela. Misture tudo muito bem até formar uma massa homogênea.
Leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sem parar para não queimar ou grudar no fundo da panela. Cozinhe até que o beijinho de coco ferva, contando um minuto depois da fervura.
Despeje o creme em um refratário de sua preferência, deixando bem liso por cima com ajuda de uma espátula. Deixe esfriar em temperatura ambiente por alguns minutos.
Enquanto isso, é hora de preparar de calda de açúcar que servirá como cobertura do doce. Quem já se deliciou com uma bala baiana com certeza ama aquela casquinha de açúcar por fora, e é isso que vamos recriar na versão de travessa. É muito fácil, basta colocar o açúcar, a água e o vinagre ou suco de limão em uma panela, misturar bem e levar ao fogo.
Quando a calda começar a ferver, misture levemente rodando a panela, sem usar espátula. Deixe ferver até obter uma cor de caramelo bem claro. Desligue o fogo e despeje o caramelo por cima do creme que está no refratário. Você perceberá que ele ficará cheio de bolhinhas, mas não se preocupe que é assim mesmo.
Deixe esfriar fora da geladeira até que a sobremesa esteja completamente fria, esse passo é essencial. A umidade da geladeira pode atrapalhar na cristalização da calda de açúcar, impedindo que fique crocante como deve ser.
Essa receita também pode ser usada para fazer a bala baiana tradicional, basta retirar o creme de leite e a manteiga da receita, já que o recheio precisa ser mais consistente.