• Entrar
  • Cadastrar
Brigadeiro de colher é fácil, mas tem segredo para ficar perfeito: descubra as dicas do TudoGostoso!

Veja como saber algumas dicas de ouro vai deixar o seu brigadeiro de colher perfeito! 

A textura do brigadeiro de colher é diferente do brigadeiro de enrolar, veja como chegar no ponto certo abaixo! (Créditos: Shutterstock)

O brigadeiro é um dos doces mais clássicos do Brasil, tendo conquistado fama no mundo todo por sua cremosidade. Essencial em qualquer comemoração de aniversário, o brigadeiro tradicional ganhou modificações ao longo dos anos e hoje é possível prepará-lo nos mais diversos sabores como brigadeiro de nozes, brigadeiro de coco, brigadeiro de pistache e muito mais. Porém, hoje nós iremos voltar ao básico e mostrar que, apesar de tão famoso, ele precisa de técnica para ficar perfeito! Confira a seguir como fazer o brigadeiro de colher perfeito!

Brigadeiro de colher perfeito: truques simples garantem o doce na textura correta

Escolhendo o leite condensado

Antes de mais nada, é muito importante saber escolher um bom leite condensado para fazer brigadeiro. Se você já sabe que uma marca tem um produto muito ralo, é melhor investir em uma marca já famosa por todos que tenha um leite condensado mais encorpado. O leite condensado mais grosso é essencial para chegar na consistência perfeita, cremoso e sem nenhum gruminho.

Achocolatado ou chocolate em pó?

Uma eterna batalha, o TudoGostoso é a favor de você usar o que for de sua preferência. Para você tomar uma decisão informada, vale explicarmos as diferenças: são bem poucas, mas o achocolatado possui bem mais açúcar do que o chocolate em pó e, por isso, pode deixar o seu brigadeiro beirando o enjoativo se você não é fã de doces muito doces. Agora, se o que você gosta mesmo é de um doce levemente amargo com aquele toque de café no sabor, o melhor é usar 100% cacau em pó, já que ele não tem adição de açúcar nenhuma! Só cuidado na hora de colocar, coloque menos do que colocaria dos outros dois, para não ficar forte demais.

A melhor panela para fazer brigadeiro

Como qualquer prato, existe um tipo de panela que é a melhor para preparar brigadeiro: as panelas de fundo grosso. As panelas muito fininhas acabam queimando o leite condensado antes de o brigadeiro chegar no ponto e isso desanda a receita inteira. Por isso, dê preferência para aquelas panelas de aço inox.

Altura do fogo

Esse é um ponto que gera muitos debates, mas a verdade é que o brigadeiro deve ser feito em fogo médio. Quando se cozinha em fogo baixo, o açúcar presente no leite condensado acaba cristalizando e, quando o brigadeiro finalmente chega ao ponto, ele fica com uma consistência puxa-puxa, de bala, e não é isso que queremos. Quando é feito em fogo alto não precisamos nem falar que queima rápido, né? Para um brigadeiro cremoso perfeito, vai de fogo médio, mexendo sem parar!

Ponto do brigadeiro de colher

Agora, sim, vamos ao que interessa de verdade: o ponto do brigadeiro de colher. Ele é praticamente o mesmo que o ponto do brigadeiro para recheio e cobertura: um pouco mais cremoso e mole do que o ponto de enrolar, mas sem chegar a ser líquido como é o brigadeiro para calda ou copinho. Assim que ele engrossar, conte 3 minutinhos e estará pronto! Viu que fácil?

Veja mais:

Bolos de aniversário: veja 25 receitas maravilhosas para a sua festa
Bala baiana de brigadeiro é a versão surpreendente do doce clássico que você vai ficar apaixonado! Confira a receita

Temas relacionados