• Entrar
  • Cadastrar
Bala baiana de brigadeiro é a versão surpreendente do doce clássico que você vai ficar apaixonado! Confira a receita

Você não vai acreditar como essa bala baiana de brigadeiro é fácil e deliciosa!

Além de linda, a bala baiana de brigadeiro é muito gostosa! (Créditos: TudoGostoso)

A bala baiana, também conhecida como bala caramelizada e bala de vidro, é um quitute típico brasileiro: lembrando uma bala, ela é recheada com coco e coberta com uma deliciosa calda crocante de açúcar. Por fazer tanto sucesso, a bala baiana logo ganhou novas versões com novos recheios, como é o caso da bala baiana de brigadeiro que iremos ensinar agora. Ficou com água na boca? Então já corre para anotar a receita!

Receita de bala baiana de brigadeiro: aprenda como fazer esse doce diferente e delicioso

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 700 g de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de pó dourado comestível

Modo de preparo:

Fazer essa bala baiana de brigadeiro não é nada difícil, e o pulo do gato está mesmo na hora de preparar a calda. A princípio, você prepara o brigadeiro normalmente, como sempre faz os seus docinhos para enrolar. Ou seja, comece misturando o leite condensado com a manteiga e o chocolate em pó em uma panela de fundo grosso.

Leve para cozinhar em fogo médio, mexendo sem parar com ajuda de uma espátula ou colher de pau para não queimar. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e continue mexendo por alguns segundos para ele esfriar um pouco e não correr o risco de queimar mesmo depois de desligado.

Transfira o brigadeiro para um refratário levemente untado e cubra com plástico-filme em contato com ele para evitar a formação de película. Leve para esfriar. Quando o brigadeiro estiver completamente frio, enrole-o como de costume e deixe reservado em um refratário, certificando-se de deixar as bolinhas um pouco separadas para não grudarem, já que não estarão passadas no granulado.

Em uma panela à parte, adicione o açúcar, a água e o vinagre e leve para caramelizar em fogo baixo. Deixe ferver por cerca de 15 a 20 minutos, até atingir a cor de caramelo. Nesse momento, é hora de fazer o teste para saber se a calda está no ponto certo: com uma espátula, faça o teste da gota de calda; se demorar muito para a gota se desprender, está pronta. Outra forma de saber é pingando uma gota de calda em um recipiente com água gelada e, se ela esfriar e endurecer na mesma hora, também está pronta!

Com a calda pronta, espete os brigadeiros com um garfo ou um palito e banhe na calda. Coloque para descansar em cima de um refratário com papel-manteiga. Repita esse processo com todos os brigadeiros e espere esfriar. Para finalizar, salpique o pó dourado (opcional) e embale as balas.

Veja mais:

Bala baiana de coco na travessa é a sobremesa mais fácil e gostosa que você vai fazer!
Os 3 principais ingredientes da comida baiana para se ter na cozinha

Temas relacionados