• Entrar
  • Cadastrar
O que os cientistas estão fazendo para SALVAR A BANANA nos campos agrícolas?

A ciência está com um papel fundamental para evitar que pragas e fungos coloquem a banana em risco de extinção. Entenda!

Cientistas estão modificando os genes da banana para evitar seu desaparecimento. Entenda! (Foto: Shutterstock)

Vai faltar banana no mundo? Em seus diferentes tipos, essa fruta é a favorita dos brasileiros - segundo dados do IBGE, cada brasileiro come, em média, meio quilo de banana por mês - e também figura no ranking das mais consumidas em todo o mundo, de acordo com o WordAtlas.

No entanto, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alertou produtores de todo o mundo sobre os possíveis riscos à baixa diversidade genética da banana. Isso acontece porque geneticamente as bananas podem ser consideradas “clones” uma das outras. Explicando de um modo mais prático: na reprodução humana, por exemplo, as características de duas pessoas diferentes são transmitidas pelo DNA e “criam” um novo ser humano com aspectos únicos.

A reprodução das bananas, na contramão, não ocasiona modificações genéticas: tal característica faz com que muitas vezes, toda uma plantação esteja vulnerável a um mesmo fungo ou praga.

É aqui que entra uma das soluções mais realizadas atualmente para “salvar” a banana: com incentivo da FAO, agricultores e cientistas estão se unindo para criar opções de banana geneticamente modificadas.

Mal-do-Panamá é o fungo mais ameaçadores para as bananas

Com o nome científico de Fusarium oxysporum, o fungo conhecido popularmente como “mal-do-Panamá” causou prejuízos relevantes na produção de banana pelo mundo, pois contamina as raízes da bananeira e causa a morte da planta por interromper o fornecimento de água e nutrientes.

Graças à engenharia genética, foi possível identificar os genes que garantem resistência a esse fungo em outros tipos de planta e o implementaram no genoma da banana.

Onde encontrar banana geneticamente modificada?

Na Austrália e na Nova Zelândia, os órgãos reguladores de agricultura e mercado aprovaram o cultivo de novas variedades de bananas, já com os genes modificados mais resistentes ao fungo.

Por lá, essa alteração genética irá acontecer nas bananas do tipo Cavendish, ao qual a banana-nanica pertence. Essa aprovação inicial é um começo animador para dar adeus de vez ao risco de extinção da banana no mundo. Sabia dessa curiosidade sobre a fruta? No TudoGostoso, você acompanha diversos conteúdos sobre alimentação saudável, bem-estar e muito mais!

Veja mais:

- O que acontece se eu comer banana à noite? É assim que o corpo reage;

- Entenda por que você não deve adicionar banana em vitaminas de frutas, segundo a ciência;

- Veja por que é benéfico amassar uma banana antes de comê-la.

Temas relacionados