• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece com o corpo se você mascar chiclete todos os dias? E se for sem açúcar?
Jéssica AntunesPor  Jéssica Antunes  | Redatora

Jornalista apaixonada pelo universo gastronômico. Aprendi a cozinhar de verdade (com panela de pressão e tudo) depois de sair da casa dos meus pais para estudar. Desde então, amo experimentar sabores, conhecer novas culinárias e me arriscar em receitas diferentes.

Chiclete pode afetar a digestão, a saúde bucal e até os músculos

O que acontece com o corpo se você mascar chiclete todos os dias? E se for sem açúcar?

Chiclete em exagero traz prejuízos para a saúde, mesmo os sem açúcar. (Foto: Shutterstock)

Mascar chiclete é um hábito comum para muitas pessoas, seja para manter o hálito fresco, aliviar o estresse ou até mesmo substituir a vontade de comer doces. No entanto, consumir chiclete todos os dias pode trazer efeitos negativos para a saúde, independentemente de conter açúcar ou ser uma versão zero açúcar.

Segundo a nutricionista Tatiana Duarte (@tatianaduartenutri), o consumo frequente de chiclete pode influenciar o sistema digestivo, causar problemas bucais e até afetar os músculos da mandíbula. Entenda os principais impactos desse hábito no corpo.

O que acontece no estômago ao mascar chiclete?

O simples ato de mastigar já faz com que o organismo se prepare para a digestão. Isso significa que, ao mascar chiclete, o estômago recebe um falso sinal de que o corpo está se alimentando, o que estimula a produção de suco gástrico — ácido responsável por digerir os alimentos.

Como não há comida real para ser processada, essa produção excessiva de ácido pode acabar irritando o estômago ao longo do tempo, podendo levar a gastrite e outros desconfortos gastrointestinais, como azia e refluxo.

Chiclete pode causar cáries?

Mesmo os chicletes sem açúcar podem ter um impacto na saúde bucal. Isso acontece porque o ato constante de mastigar estimula a produção de saliva, que, em excesso, pode alterar o pH da boca e favorecer o desenvolvimento de cáries e problemas gengivais.

Além disso, alguns chicletes contêm adoçantes artificiais que podem desequilibrar a microbiota bucal, prejudicando a proteção natural dos dentes.

E os efeitos na musculatura da mandíbula?

Outro problema associado ao consumo diário de chicletes está relacionado aos músculos da mandíbula. Mastigar constantemente pode levar a um desgaste excessivo da articulação temporomandibular (ATM), causando dores, estalos ao abrir e fechar a boca e até enxaquecas frequentes.

Esse esforço repetitivo pode ser especialmente prejudicial para quem já tem tendência a problemas na mordida ou bruxismo (hábito involuntário de ranger os dentes).

Chiclete sem açúcar é mais saudável?

Os chicletes zero açúcar são frequentemente vistos como uma opção mais saudável por não conterem calorias extras. No entanto, segundo Tatiana Duarte, eles ainda podem ser prejudiciais.

Além dos impactos no sistema digestivo e na mandíbula, os chicletes sem açúcar geralmente contêm adoçantes artificiais, como sorbitol e xilitol, que em excesso podem causar desconfortos intestinais, como gases e diarreia.

Veja mais

Nem açúcar, nem mel: esse é o adoçante que é 10 vezes mais doce e ainda estimula sua memória

Por que comemos doce depois das refeições? Entenda esse desejo de sobremesa

Temas relacionados