• Entrar
  • Cadastrar
O fruto seco com mais proteína que o ovo: "É por isso que tem sido incorporado como pré e pós-treino"

O amendoim é rico em proteínas e gorduras boas, que ajudam na construção da massa muscular e ajudam a melhorar o desempenho durante o exercício. 

O fruto seco com mais proteína que o ovo: "É por isso que tem sido incorporado como pré e pós-treino"

Saiba por que você deve incluir o amendoim em sua refeição pré-treino. (créditos: Shutterstock)

Quando pensamos em dieta rica em proteína, o primeiro alimento que vem à mente é o ovo. Mas você sabia que existe um fruto seco que tem um teor proteico ainda maior? Estamos falando do amendoim, uma excelente fonte de proteínas de origem vegetal, o que o torna uma boa opção para complementar dietas vegetarianas ou veganas.

Para você ter noção, 100 gramas de amendoim contém cerca de 25 g de proteína. Enquanto isso, a mesma quantidade de ovo oferece cerca de 13 g de proteína. Por isso, se você está cansado de comer as mesmas comidas no pré e pós-treino e quer dar uma inovada, pode apostar no amendoim.

Veja a seguir os benefícios de comer amendoim e as melhores formas de incluí-lo na sua alimentação.

Benefícios do amendoim como fonte de proteína vegetal

O amendoim contém cerca de 25-30% de proteína em sua composição, o que significa que 100g do fruto fornecem, aproximadamente, 25-30g de proteína. Embora não seja considerado uma proteína completa - uma vez que lhe faltam alguns aminoácidos essenciais - o amendoim ainda assim oferece um bom aporte proteico.

Outra vantagem do alimento é que ele contém boa dose de vitaminas (como as vitaminas do complexo B, vitamina E) e minerais (como magnésio, fósforo e potássio), que são essenciais para a saúde geral.

Além de ser rico em proteína, o amendoim também contém gorduras insaturadas (principalmente ácidos graxos mono e poli-insaturados), que são benéficas para a saúde do coração e para a redução do colesterol ruim.

Por ser uma fonte de proteína e gordura, o amendoim também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, sendo uma boa opção para quem deseja controlar o apetite ou fazer lanches energéticos ao longo do dia.

Por que consumir amendoim no pré-treino?

Consumir fontes de proteína antes do treino ajuda a minimizar a quebra muscular durante o exercício e melhorar a sua recuperação. Além disso, o alimento conta com a presença de arginina, um aminoácido que auxilia o fluxo sanguíneo, contribuindo para um melhor desempenho físico.

O amendoim também é rico em fibra, o que ajuda a aumentar a saciedade e evita picos rápidos de glicose no sangue. Isso garante uma liberação de energia mais sustentada durante o treino, o que é útil especialmente para quem pratica atividades de alta intensidade.

Como consumir amendoim para melhorar o desempenho atlético

O amendoim pode ser consumido de várias formas, tais como:

  • Cru ou torrado (sem sal)
  • Manteiga de amendoim
  • Cozido ou adicionado a saladas e receitas salgadas
  • Como ingrediente em smoothies, barras de cereais, ou bolos.

Mesmo sendo uma boa fonte de proteína, é importante consumir amendoim com moderação, pois ele é bastante calórico devido ao seu alto teor de gordura, mesmo sendo de gorduras saudáveis. Por isso, em excesso, o alimento tende a aumentar os níveis de colesterol LDL no sangue e ser um fator de risco para doenças como diabetes, AVC, aterosclerose e pressão alta.

Veja também:

O que acontece com os seus músculos se ingerir 2 colheres de sopa de pasta de amendoim por dia?

Temas relacionados