• Entrar
  • Cadastrar
O curioso hábito de colocar sapos vivos dentro da garrafa de leite para conservar não é mito - e ciência tem a explicação!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

No passado, zonas rurais tinham o costume de colocar um sapo dentro da garrafa de leite para conservar

O curioso hábito de colocar sapos vivos dentro da garrafa de leite para conservar não é mito - e ciência tem a explicação!

Usar um sapo vivo dentro da garrafa do leite para conservar não é um mito, e acontecia nos países nórdicos (Créditos: Gerado por IA/Shutterstock)

Quando se fala em conservação de alimentos, a primeira coisa que vem à mente é a geladeira. Afinal, parece impossível viver sem ela. No entanto, a humanidade passou por muitos milênios sem essa tecnologia, e era necessário usar de outros métodos para conservar os alimentos, como salgar as carnes, preparar conservas e fermentados e muito mais.

Você já deve conhecer a maioria desses métodos de conservação que citei, mas eu aposto que existem alguns um tanto quanto inusitados que você nunca ouviu falar, como é o caso de usar um sapo dentro de uma garrafa de leite para aumentar a durabilidade. Não, você não leu errado, é isso mesmo que eu falei!

Método inusitado de conservar leite usava sapos dentro das garrafas

Dependendo da região do Brasil em que você more, é possível que já tenha se deparado com garrafas de cachaça com caranguejo, cobras e até escorpiões dentro. Ou seja, saber que algumas pessoas no passado usavam sapos dentro do leite não parece tão estranho para gente, não é mesmo?

Porém, o motivo para colocar animais dentro de bebidas é diferente: no Brasil, isso é feito para saborizar a cachaça; já o sapo no leite era um hábito adotado principalmente por russos e finlandeses para impedir que a bebida estragasse tão rápido. Ainda que pareça inusitado, há uma explicação científica para isso.

Acontece que a pele dos sapos secretam substâncias que funcionam como antibióticos naturais, impedindo o crescimento de micro-organismos que deterioram o leite. Dependendo da espécie, esses antibióticos liberados pela pele dos sapos são eficazes até contra Salmonella e Staphylococcus, duas bactérias populares por causarem intoxicação que podem ser fatais. Esse dado vem de um estudo realizado pela Universidade de Moscou.

Apesar disso, colocar um sapo vivo dentro da garrafa de leite era um costume popular em áreas mais rurais, especialmente pelo povo nórdico. Com a invenção da geladeira, esse hábito deixou de ser necessário. Atualmente, ainda que os sapos sejam capazes de produzir substâncias poderosas no combate de doenças, o hábito de usar os anfíbios para conservar o leite é contraindicado, já que não eles podem apresentar riscos de transmissão de doenças zoonóticas e até mesmo ter toxinas que fazem mal aos seres humanos.

Por isso, nada de fazer esse teste na sua casa, viu! Deixa o leite na geladeira que é melhor.

Veja mais:

Era assim que uma comida de luxo era feita na Idade Média: se ainda fosse desse jeito, ninguém iria gostar

Temas relacionados