O nhoque é um prato típico da Itália feito à base de batata cozida e farinha de trigo. Quando chegou ao Brasil, a receita logo ganhou novas versões nas quais a batata é substituída por mandioca, mandioquinha, abóbora e muito mais. No entanto, em todos esses preparos, a base se mantém: a mistura de um legume com a farinha. Apesar de parecer simples, muitas pessoas têm dificuldade na hora de acertar no preparo, deixando o nhoque com gosto de farinha crua, algo bem desagradável, além de deixar as bolinhas muito pesadas. Se você ama essa comida mas não sabe como preparar direito, vem que o TudoGostodo vai te ensinar como fazer o nhoque perfeito sem gosto de farinha e bem levinho!
Dicas para o nhoque perfeito: aprenda como deixar o prato sem gosto de farinha crua e muito mais!
Como a gente disse, um dos grandes problemas do preparo do nhoque está na quantidade de farinha de trigo adicionada à massa. Por isso, é muito importante escolher uma receita boa e seguir todo o passo a passo direitinho, para não cometer erros. Assim, fazer nhoque vai se tornar tão fácil quanto parece!
1. Quantidade de farinha de trigo
Para começar, você deve entender a quantidade de farinha de trigo necessária para cada tipo de nhoque. Como a gente disse, não é só o de batata que as pessoas fazem, e cada um deles precisa de uma quantidade diferente para atingir a consistência perfeita. Além disso, o papel da farinha é apenas dar liga à massa e deve ser usada com parcimônia. O ideal é menos de 300 g para cada quilo de batata!
Outro detalhe que muita gente não sabe é que o excesso de umidade é o maior inimigo do preparo do nhoque. Por isso, uma dica é fritar a farinha de trigo antes de usar, principalmente se você tem o costume de guardá-la na geladeira. Isso significa colocar a farinha em uma frigideira em fogo bem baixo e deixar fritar por cerca de 3 a 5 minutos ou até ficar ligeiramente dourada. Depois é só peneirar e usar no preparo.
2. O tipo de batata
Pode parecer bobagem, mas não é qualquer batata que pode ser usada para fazer nhoque, não. O ideal são as batatas que contém menos água, então pode deixar a batata-inglesa de lado nesse preparo. A melhor batata para nhoque é asterix, porque contém mais amido e fibra e pouca água. Outra que também pode ser utilizada é a batata-doce. Inclusive, você pode misturar os dois tipos para dar um toque especial ao seu nhoque!
3. O clima
Pode parecer piada, mas é verdade que o clima interfere muito na qualidade do nhoque. A gente sabe que todo mundo prefere um prato bem quentinho no inverno, mas a verdade é que essa não é uma das melhores épocas para prepará-lo. Dê preferência aos dias secos.
Contudo, não é preciso exagerar e deixar de fazer a comida no inverno, viu? Basta seguir as outras dicas que ensinamos, principalmente sobre fritar a farinha de trigo. Esses passos vão te ajudar muito a ter um nhoque perfeito sem gosto de farinha!
Veja mais:
O nhoque de batata, uma iguaria de origem italiana, é reconhecido por sua delicadeza e textura macia. Prepare este prato clássico em sua cozinha para…