• Entrar
  • Cadastrar
Não jogue fora a água da sua mussarela: descubra como transformá-la em um ingrediente mágico!

A água da mussarela é muito versátil, mas seus usos ainda são pouco conhecidos. Confira como aproveitá-la!

Utilize a água da mussarela nas suas receitas! (Créditos: Shutterstock)

A água da mussarela, obtida a partir do soro do leite, geralmente é simplesmente descartada. Mas o que poucos sabem é o quão poderosa ela pode ser como ingrediente culinário! Foi pensando nisso que o TudoGostoso separou quatro dicas para reaproveitá-la e incrementar seus pratos de forma simples e rápida. Venha descobrir agora mesmo como ela pode ser utilizada!

Um molho de tomate mais suave com a água da mussarela

Para dar um sabor extra ao seu molho de tomate, basta misturá-lo com a água da mussarela. Ao combinar os dois, você obterá um molho mais suave, com uma sutil diferença no sabor. Essa água obtida a partir do queijo suaviza a acidez do molho de tomate, trazendo um toque delicado. Esta combinação será perfeita para acompanhar os pratos que levam molho de tomate como ingrediente, como as clássicas massas italianas, por exemplo. Faça em casa e veja como fica uma delícia!

Use a água da mussarela para dar mais sabor à massa de pizza

E por falar em comidas italianas, não tem como não mencionar as pizzas, né? Até os mais tradicionais restaurantes adotaram um truque para deixar a massa desse alimento ainda mais saborosa: no modo de preparo substituíram a água comum pela mistura de água com o soro de leite, presente no fundo do saquinho de mussarela. Essa substituição não apenas traz uma leve variação de sabor à massa, mas também permite aproveitar os benefícios nutricionais da mussarela. De fato, este soro é uma importante fonte de vitamina B e minerais como fósforo e cálcio. Assim, ao utilizar água de mussarela na massa da sua pizza, você alia sabor e valor nutricional. O mesmo pode ser feito com a massa de panqueca, de waffle ou de rosquinha.

A água da mussarela deixa os molhos cremosos e saborosos

Ela pode ser usada como base para fazer molhos ao combiná-la com ervas frescas, alho, azeite e um pouco de pimenta. O resultado final será uma explosão de sabores, com um molho leve e delicado que irá ser o acompanhamento perfeito para as massas frescas ou para os legumes salteados. Seu sabor sutil darão um toque de originalidade aos pratos, mantendo a essência da mussarela.

Cozinhe as leguminosas com a água da mussarela e surpreenda-se

A água da mussarela também pode ser usada para melhorar a digestão de leguminosas como o grão de bico ou o feijão branco. O truque é deixar esses grãos de molho na água da mussarela por pelo menos 12 horas antes de cozinhá-las. Este método permite que as enzimas presentes na água da mussarela deixe os grãos mais macios, absorve os nutrientes ruins, neutraliza o ácido presente e ainda afasta o desconforto gástrico que esses alimentos podem causar.

Veja mais

Chega de passar raiva com mussarela quebrada: truque simples resolve o problema do queijo partido
Essa receita fácil de queijo empanado na airfryer é o petisco que você tem que testar
Fondue de queijo econômico: saiba como fazer de um jeito mais barato

Temas relacionados