• Entrar
  • Cadastrar
Por que a tapioca de rua é sempre melhor? Descubra o ingrediente mágico!
Chega da sua tapioca nunca ficar igual a tapioca de rua! Vem que o TudoGostoso vai te contar o ingrediente secreto que vai deixá-la perfeita!

Você já se perguntou por que a tapioca que você faz em casa nunca fica igual as de rua? A galera aqui do TudoGostoso já! A gente muda a farinha de tapioca, compra de marca diferente, em locais diferentes, muda a forma de armazenar a tapioca e, mesmo assim, ela nunca fica tão boa. Por isso, nós fomos atrás de investigar o que fazer para ter a tapioca perfeita, chegando até a questionar algumas vendedoras de rua, fazendo testes e, finalmente, chegamos ao veredito! Um método testado e aprovado para fazer a tapioca perfeita em casa. Vem que a gente te conta!

como fazer tapioca de rua em casa Vem aprender como fazer tapioca de rua em casa com esse truque fácil do TudoGostoso!

Ingrediente que todo mundo tem em casa é a chave para tapioca perfeita

O ingrediente chave para fazer a tapioca de rua em casa é o leite. Isso mesmo! Ele vai deixar sua tapioca macia e abraçando o recheio. Chega de tapioca quebradiça.

A gente sabe que a maioria das farinhas de tapioca vendidas nos supermercados e feiras já vem descritas como hidratadas, avisando que você não precisa fazer nada em casa antes de usá-las. E isso até é verdade! Elas realmente passam por esse processo antes de serem embaladas, mas com o tempo, elas começam a perder a hidratação.

É algo bem comum, principalmente com as tapiocas de feiras ou aquelas que já estão abertas há muito tempo. Por falar nisso, a melhor forma de armazenar a sua tapioca em casa é dentro da geladeira, em um recipiente fechado, que ajuda a preservar a umidade da farinha e retarda o azedamento.

Como usar leite para fazer tapioca

O truque de adicionar leite à farinha de tapioca antes de colocá-la para cozinhar na frigideira é prático, mas deve ser feito com bastante cautela.

Se você colocar leite demais, a tapioca vai virar uma espécie de cola e aí deu ruim, pode jogar fora porque não vai ficar nada apetitoso mesmo depois de frito.

Não existe uma quantidade certa, nem uma proporção, já que a umidade da farinha depende de diversos fatores. O clima, por exemplo, influencia bastante. Se você mora em um lugar seco, é provável que você precisa acrescentar um pouquinho a mais do que quem mora em locais mais úmidos, como na beira da praia.

Por isso, hidratar a tapioca é no feeling mesmo! Precisa colocar a mão na massa e sentir. Coloque a quantidade que você usa normalmente em um prato e coloque apenas um susto de leite. Isso mesmo, assim que cair as primeiras gotas, pare imediatamente.

Misture tudo, com as mãos mesmo. No início parece que vai dar errado, mas não se preocupe, continue misturando e amassando a farinha até que o leite tenha se incorporado igualmente. Você já perceberá que ela ficou mais úmida e com textura sedosa.

Caso ela ainda permaneça um pouco seca e até mesmo levemente granulada, acrescente só mais umas gotinhas, bem pouco, viu? E repita o processo, até sentir a textura ideal.

Dá para hidratar a tapioca com outros líquidos?

É claro que você também pode usar outros líquidos para hidratar a tapioca, e os mais comuns são água e leite de coco.

O leite e o leite de coco são o favorito de cozinheiros profissionais porque a gordura presente neles, mesmo que pouca, auxiliam para deixar a tapioca mais espessa e sedosa.

A água, porém, é bem mais barata, todo mundo tem em casa quase sempre, e não tem gordura, sendo até uma opção melhor para quem precisa vigiar o consumo dessa substância.

Também é possível encontrar alguns locais que usam sucos para deixar a farinha mais nutritiva, úmida e gostosa, como é o caso da tapioca colorida, que é feita com suco de beterraba, mas que poderia ser feita com suco de espinafre.

O procedimento é o mesmo feito com o leite, tudo na base do toque. Pode ser que das primeiras vezes dê tudo errado, mas não se preocupe que, com o tempo, você pega o jeito.

Veja mais:

Vejacomo fazer sorvete de tapiocae aprenda as receitas de 3 caldas para acompanhar

Café da manhã leve e nutritivopara os dias quentes: confira 15 receitas fáceis

Temas relacionados