• Entrar
  • Cadastrar
Nada de desperdício! Descubra a dica perfeita para reaproveitar a gema do ovo

Sabia que existe um truque para conservar as gemas dos ovos por mais tempo? Confira agora!

Reaproveite as gemas do ovo com esse truque incrível! (Créditos: Shutterstock)

É comum algumas receitas culinárias usarem apenas as claras do ovo, especialmente no preparo de suspiros, merengues e entre outros. Mas não pense que as gemas não podem ser utilizadas no futuro! Pare agora mesmo de jogar esse ingrediente no lixo! Descubra no TudoGostoso o truque para reaproveitar a gema e surpreenda-se!

Truque para conservar a gema do ovo

Algumas das receitas exigem apenas as claras e por vezes você fica sem saber o que fazer com as gemas do ovo? A melhor opção para evitar o desperdício é congelar para usar depois! Comece quebrando a película que protege o alimento, misturando com uma pitada de sal ou de açúcar. Esses ingredientes variam de acordo com o que você deseja preparar no futuro com as gemas no futuro. Nas receitas doces, como em sobremesas, escolha por utilizar o açúcar, enquanto nas receitas salgadas opte pelo sal. Mexa bem as gemas com o sal ou com o açúcar e coloque em sacos plásticos para armazenar no congelador. É importante colocar uma etiqueta indicando a data, a quantidade de gemas e se usou açúcar ou sal para evitar confusões.

Por que usar o sal ou o açúcar?

Tanto o sal quanto o açúcar funcionam como uma espécie de conservante caseiro. A gema do ovo quando colocada no congelador sem essas especiarias pode acabar perdendo a textura e sendo difícil de ser preparada. Além disso, o sal e o açúcar ainda servem para hidratar essa parte do ovo, fazendo com que o sabor seja ainda mais ressaltado.

Como utilizar a gema congelada

Para usar a gema de ovo congelada com o açúcar ou com o sal, basta retirar o alimento do freezer com 24 horas de antecedência e transferir para a parte comum da geladeira para que descongele gradualmente. Mas cuidado! Nada de deixar por muito tempo na geladeira! O recomendado é congelar por até duas semanas, mas, uma vez descongelada, a gema deve ser usada imediatamente, não podendo mais voltar nem ao congelador e nem à geladeira.

Receitas para usar a gema do ovo

E não tem como falarmos da gema de ovo e não indicarmos receitas que utilizam apenas essa parte do ovo, né? Para as opções doces, ao usar o açúcar incorporado na gema, você pode preparar o biscoito casadinho, creme de chocolate, quindim, fios de ovos, cocada de colher e entre outras. Já quando o assunto são as receitas salgadas, opte por fazer o tradicional pastel de nata, a maionese caseira e o omelete de gemas.

Veja mais
APENAS um ingrediente pode transformar sua frigideira velha em ANTIADERENTE: não deixe mais seu ovo frito GRUDAR!
Pode comer ovo de codorna cru? O TudoGostoso responde essa dúvida!
Ovo pochê PERFEITO é mais fácil de fazer do que você imagina! Aprenda o truque com um item que você já tem em casa

Temas relacionados