Aqui no TudoGostoso somos fãs de um bom gratinado. É difícil achar uma receita salgada que não fique ainda mais gostosa com uma camada de queijo derretido com casquinha crocante por cima. Uma receita de prato gratinado na mesa do almoço sempre deixa a refeição mais saborosa e você pode usar esse recurso versátil em muitos preparos. Massas, carnes e até legumes gratinados, é só botar o queijo por cima e levar ao forno por alguns minutos para finalizar. Mas até o que já é bom pode ficar melhor.
Com dicas simples e certeiras você pode se transformar em um especialista dos gratinados. Você sabia, por exemplo, que pode fazer uma crosta de queijo ainda mais crocante adicionando um ingrediente bem básico? Ainda não? Descubra no TudoGostoso qual é o truque de chef que deixa o seu gratinado crocante sempre.
Qual ingrediente adicionar ao gratinado para ficar mais crocante?
O segredo para deixar o gratinado crocante é um ingrediente só: farinha de rosca! Pode parecer inusitado, mas colocar um pouco de farinha no queijo que cobre o prato deixa o gratinado crocante sem ficar com gosto ruim. Pense desta forma, ao fazer uma receita de fritura empanada, a farinha de rosca cria uma crosta crocante em torno da carne, legume ou o que for usado. Mesmo no forno em vez do óleo, a farinha quando aquecida fica mais crocante e a farofa é uma boa prova disso.
O queijo consegue ficar com uma casquinha levemente crocante, tanto que adicionar queijo é segredo do empanado perfeito na airfryer. Mas se você quiser um gratinado com textura de outro mundo, um pouco de farinha de rosca dá conta do recado. Para chegar no equilíbrio perfeito de crocância e sabor, a medida indicada é na proporção de 2 colheres (sopa) de farinha de rosca para cada 1 xícara (chá) de queijo ralado. Se a receita pedir menos ou mais queijo, faça o ajuste de acordo. Misture os ingredientes em um recipiente e depois espalhe por cima do prato como sempre. O tempo de forno é igual.
Como fazer um gratinado perfeito?
A farinha de rosca já vai deixar o seu gratinado crocante, mas por que não incrementar o preparo ainda mais? Um truque para fazer gratinado perfeito é colocar molho antes do queijo. Como gratinar significa levar um prato quase pronto ao forno até o queijo derreter, o molho deixa a comida mais úmida por baixo e evita que resseque ou queime, bom especialmente para carnes.
É bom também ter cuidado com o recipiente que usa. Travessas de vidro ou cerâmica são melhores para manter a temperatura por igual, evitando que passe do ponto. Não esqueça de escolher bem o queijo. Aqueles que têm mais gordura e são mais secos são os ideais para gratinar com uma casquinha crocante. Parmesão é um dos melhores, assim como outros queijos salgados similares. Você também pode misturar queijos ou então botar um queijo que derrete melhor por baixo, como a mussarela, e finalizar com o parmesão ralado.
Veja mais:
Queijos amarelos têm lactose? Entenda se intolerantes podem consumir
O segredo de chef para fazer um filé à parmegiana que nem de restaurante
Batata gratinada na airfryer: acompanhamento RÁPIDO, prático e delicioso para qualquer refeição!