• Entrar
  • Cadastrar
Esse tipo de açúcar é melhor no preparo de caldas para sobremesas: segredo revelado

Cristal, mascavo, orgânico, frutose... existem vários tipos de açúcar diferentes, mas nem todos são adequadas para preparar caldas de sobremesa. Descubra com o TudoGostoso qual a melhor opção para acertar no ponto do caramelo e não comprometer suas receitas. 

Veja qual o melhor açúcar para preparar caldas caramelizadas para as sobremesas. (créditos: Shutterstock)

Muitas pessoas têm dificuldade na hora de preparar caldas de açúcar para sobremesas. A principal queixa está justamente em acertar o ponto do caramelo, um processo que a princípio parece simples, mas que requer bastante atenção. Um deslize e a calda corre o risco de queimar ou cristalizar, o que acaba interferindo diretamente no sabor e aroma da receita.

Entretanto, o segredo para tudo dar certo não depende apenas da técnica, mas principalmente do tipo de açúcar utilizado no preparo. O ideal é optar pelos mais difíceis de serem dissolvidos em água, o que não é o caso do açúcar refinado - o mais consumido pela maioria das pessoas.

Veja a seguir qual o melhor açúcar para fazer caldas e quais os cuidados fundamentais para não queimar o caramelo.

Tipo de açúcar mais adequado para fazer caramelo

O melhor açúcar para preparar caldas de sobremesa é o cristal. Seus grãos mais grossos dificultam a sua dissolução nas receitas, o que é uma grande vantagem para preparos que precisam ir para o fogo. Ao contrário do refinado, o açúcar cristal aguenta temperaturas altas por mais tempo e não queima com facilidade. por isso, os riscos da calda amargar são menores. Inclusive, ele tende a deixar a calda na cor de caramelo claro, já que quanto mais escura, mais queimado o açúcar está.

Além de caldas, o açúcar cristal também é perfeito para o preparo de geleias caseiras, compotas e pipoca doce. O ingrediente ainda pode ser utilizado em algumas receitas de bolos e para finalização de pães e docinhos, como o cajuzinho e o beijinho.

Dicas para não errar no ponto da calda de açúcar

O primeiro passo para não queimar a calda é utilizar o açúcar cristal. Mas os cuidados não param por aí. É fundamental cozinhar a calda em fogo baixo, pois você consegue observar a evolução do caramelo até chegar ao ponto ideal. Durante o cozimento, mexa o açúcar delicadamente em movimentos circulares. Não adicione a água toda de uma só vez, mas aos poucos até o açúcar derreter completamente.

Mantenha a mistura no fogo baixo até formar o caramelo que se desprenda do fundo da panela. Quando a calda estiver pronta, coloque a panela dentro na água fria. Mesmo com o fogo desligado, a quentura da panela continua cozinhando o caramelo, deixando-o ainda mais amargo.


Veja também:

Chega de açúcar mascavo empelotado! Descubra qual é o ingrediente caseiro que irá resolver esse problema
Será que você está comendo açúcar demais? Descubra 3 sinais silenciosos para notar em seu corpo

Temas relacionados