A calda de caramelo é um dos pontos altos do pudim. Embora sua receita seja bem prática - leva apenas dois ingredientes - muitas pessoas ainda encontram dificuldade na hora de acertar o ponto. Mas como a missão do TudoGostoso é facilitar sua vida na cozinha, nós separamos uma receita para provar que preparar essa calda não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, o processo é mais simples do que você imagina. É só prestar bastante atenção aos detalhes. Veja a seguir!
Receita de calda de caramelo de pudim: siga esse passo a passo e nunca mais erre o ponto
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 de xícara (chá) de água quente
Modo de Preparo:
- Em uma panela de fundo grosso, adicione o açúcar e espalhe uniformemente. Use sempre uma panela de fundo grosso para garantir que o calor se distribua de forma uniforme.
- Leve o açúcar ao fogo médio e deixe ele derreter lentamente. Evite mexer no início para não cristalizar. Quando começar a derreter, você pode mexer a panela levemente para ajudar o processo.
- Assim que o açúcar estiver totalmente derretido e com uma cor dourada (cuidado para não deixar escurecer muito, pois pode amargar), diminua o fogo e adicione a água quente aos poucos. Você também pode desligar o fogo na hora de acrescentar a água, principalmente se o seu fogão for aqueles com chama bem potente. Não se preocupe que a quentura da panela vai ser o suficiente para formar o caramelo.
- Um detalhe importante: adicionar água quente (e não fria) evita que o açúcar endureça rapidamente ao ser misturado, evitando a formação de qualquer cristal.
- Assim que você coloca a água, parece que vai dar tudo errado, mas relaxa que no final vai ficar tudo bem. Só continue mexendo a calda até que ela fique homogênea e líquida. Se necessário, mexa com uma colher de pau ou espátula de silicone até dissolver qualquer pedaço de açúcar que tenha endurecido.
- O ponto ideal da calda é um dourado médio. Se ficar muito escura, o caramelo fica com um sabor amargo.
- Quando a calda estiver lisa e brilhante, despeje-a imediatamente na forma de pudim, cobrindo o fundo e as laterais. Se você deixar o caramelo na panela mesmo depois de pronta, o calor do utensílio continua cozinhando a calda mesmo fora do fogo. Como efeito, o caramelo fica mais amargo e corre o risco de queimar.
Viu como é fácil! Com essa receita você nunca mais vai errar no ponto da calda caramelo e o seu pudim vai dicar uma delícia.
Veja também:
Com esses 3 passos simples seu pudim fica uma delícia e sem nenhum furinho
Bala baiana de caramelo salgado é o docinho que vai deixar todo mundo apaixonado (e vai ser difícil comer só um)