
O cuscuz de frigideira é a receita certa para inovar no lanche (Créditos: reprodução Instagram @pablofigueiredoc)
Você deve conhecer o cuscuz nordestino e o polêmico cuscuz paulista, mas já viu um cuscuz de frigideira? Essa receita é diferente das receitas mais tradicionais, mas rende um lanche muito prático e gostoso. Ele segue o mesmo princípio de uma tapioca, com uma farinha hidratada para formar a massa, recheada com o sabor que quiser e dobrada ao meio para comer até com as mãos.
O bom dessa receita é que você não precisa de uma cuscuzeira se quiser fazer cuscuz. Ela também é uma ótima substituta para o pão do café da manhã se quiser usar o cuscuz para inovar nos preparos da semana. É ainda melhor para celíacos, já que o cuscuz usa farinha de milho, que não tem glúten. Quem ensina esse cuscuz de frigideira com dicas para ficar supermacio é o chef Pablo Figueiredo em seu Instagram @pablofigueiredoc. Veja abaixo o que você precisa para fazer essa receita quando quiser um lanche simples e saboroso.
Como fazer a receita do cuscuz de frigideira?
A receita do cuscuz de frigideira é muito prática e precisa de poucos ingredientes. Você só precisa hidratar a farinha de milho e depois rechear com o que quiser!
Ingredientes
- 200g de farinha de milho flocada (flocão)
- uma pitada de sal
- água o quanto for necessário
- 2 fatias de queijo mussarela (ou o que preferir)
Modo de preparo
- Coloque a farinha de milho flocada em uma tigela e acrescente a pitada de sal.
- Adicione um pouco de água, pode usar uma colher de sopa para ir bem aos poucos.
- Use uma espátula para mexer o cuscuz e começar a hidratar os grãos.
- Bote mais um pouco de água e continue mexendo.
- A medida de água é bem no olho, precisa sentir conforme mexe até que ele fique levemente umedecido. Dica: para saber o ponto, pegue um pouco na mão e exprema. Ele precisa sair um pouco de água, mas não muito. Vá acrescentando água até chegar nesse ponto ou, se, passar, adicione mais farinha de milho e misture.
- Deixe descansar por pelo menos 30 minutos que já poderá usar. Mas o truque do chef é deixar mais tempo, pelo menos 2 horas, para ele ficar bem macio. Dica: você pode hidratar o flocão em maior quantidade e guardar na geladeira para usar nos dias seguintes.
- Salpique o cuscuz na frigideira até ter o bastante para cobrir o fundo e aperte com uma espátula
- Coloque o recheio que preferir. No caso, foi usado só o queijo, mas você pode coloar presunto junto ou substituir por tomate, frango ou o que mais preferir.
- Deixe na frigideira até tostar embaixo e o recheio esquentar.
- Com uma espátula, dobre o cuscuz ao meio como se fosse uma tapioca e aperte bem pare fechar.
- É só tirar do fogão e servir!
Veja mais:
Já conhece o fubá suado? Veja como fazer um tradicional cuscuz de panela superfácil em casa!
Você não vai acreditar! Lista de piores comidas brasileiras conta com pratos queridinhos e causa reação explosiva na web!
Cuscuz com ovo frito: veja como fazer a MELHOR combinação para o seu café da manhã