
Médica destaca os benefícios do 'chá da longevidade' com base em pesquisas científicas (Foto: Shutterstock)
Muita gente busca caminhos para viver mais e melhor. No entanto, embora surjam muitas alternativas promissoras no mercado para alcançar esse objetivo, muitas vezes as melhores opções estão dentro de casa e você nem imagina.
Já ouviu falar na bebida da longevidade? Com certeza você não pensou nas bebidas açucaradas ou alcoólicas, por exemplo.
Se o seu desejo é viver mais e com qualidade de vida, a médica da longevidade Elodia Ávila afirma que há um chá com propriedades capazes de retardar o envelhecimento celular.
Saiba qual é a bebida da longevidade
Conforme ressalta a nutróloga, a longevidade não se limita à expectativa de vida, mas também à qualidade. "Dentre as bebidas mais estudadas nesse contexto, o chá verde se destaca como um dos mais potentes aliados da longevidade", afirma ao Metrópoles.
Não é uma coincidência que esse chá seja amplamente consumido em regiões conhecidas pela alta longevidade, como Okinawa, no Japão. A especialista destaca que o chá verde possui um respaldo científico sólido que sustenta os seus benefícios.
"Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association analisou mais de 40 mil adultos japoneses ao longo de 11 anos, e concluiu que os que consumiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tinham um risco 26% menor de mortalidade por doenças cardiovasculares e 16% menor de mortalidade por todas as causas", observa.
Quais são os ativos presentes no chá da longevidade
A médica da longevidade destaca a presença de compostos bioativos na infusão: "Ele é rico em catequinas, um polifenol com alto poder antioxidante."
Esses compostos ajudam a retardar o envelhecimento celular, além de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo. Outro ganho no consumo do chá verde está na melhora da função cognitiva.
Segundo ela, a principal catequina presente, a epigalocatequina-galato (EGCG), tem demonstrado benefícios da longevidade por alguns motivos, como:
- Redução das inflamações crônicas;
- Proteção contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
- Melhora na função cardiovascular.
Bebida causa relaxamento sem causar sonolência
A nutróloga destaca ainda a L-teanina, um aminoácido presente no chá verde com capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica.
Conforme mostram pesquisas científicas, esse composto promove o relaxamento sem causar sonolência, melhora a cognição e a resiliência ao estresse.
A médica lista ainda mais benefícios dessa bebida poderosa:
- Melhora do metabolismo e regulação do peso;
- Redução da resistência à insulina, contribuindo na prevenção do diabetes tipo 2;
- Proteção contra câncer devido à ação na modulação do crescimento celular e apoptose.
Veja mais!
Teoria de Harvard: 5 regras alimentares simples para rejuvenescer até 30 anos pra você colocar em prática em 2025
A fonte da juventude de Harvard: essa é a proteína (de múltiplos benefícios!) que as mulheres devem comer depois dos 50 anos para viver mais