• Entrar
  • Cadastrar
Dica de milhões: como reaproveitar o óleo da sardinha enlatada

O TudoGostoso vai te mostrar como é fácil reaproveitar o óleo de sardinha enlatada, vem conferir!

Inclua agora o óleo de sardinha na sua alimentação! (Crédito: Shutterstock)

Você sabia que, além de conservar o alimento, o óleo da sardinha enlatada pode ser utilizado de diversas formas? Evite o desperdício desse tipo de óleo! Ele faz parte do grupo de alimentos que acabamos jogando fora porque não sabemos como usar, mas a verdade é que ele pode ser o que falta para dar aquele toque a mais nas suas receitas! Ficou curioso? Venha descobrir agora como reaproveitar!

É saudável consumir o óleo de sardinha?

Muitos opinam que os alimentos enlatados podem fazer mal devido aos metais pesados presentes na lata, mas não é bem assim. Os níveis de metais, tanto da embalagem quanto do pescado, estão dentro do que é estabelecido pela lei, não oferecendo perigo ao ser consumido. Deve-se destacar que tudo em excesso pode ser visto como exagero para o nosso corpo, então limite o consumo desse tipo de óleo a 3 vezes por semana. Veja como fazer isso!

Utilize o óleo de sardinha para fritar

Está em busca de um óleo saudável e extremamente saboroso? Ou estava pronto para cozinhar e percebeu que o óleo acabou? Pare agora de procurar porque você acabou de encontrar! O óleo de sardinha é uma boa combinação para grelhar ou fritar legumes e vegetais, trazendo um frescor a mais. Outra opção que você deve preparar são as batatas à dorê com ele, garantimos que você irá se surpreender com o gosto! Ele pode ser usado como óleo de cozinha, mas recomendamos essas opções porque em algumas latas ele vem em menor quantidade, então priorize preparos rápidos e fáceis.

Tempere as pizzas com o óleo de sardinha

Se você faz parte do time que adora pizza, temos a dica perfeita! Separe o óleo de sardinha e incremente as suas fatias de forma econômica. Faça esse teste combinando a tradicional pizza de atum ou a pizza branca com esse óleo supersaboroso. De forma ampla, esse tipo de óleo combina com diferentes tipos de massa, então isso vale desde a pizza até macarrões e nhoques. Se você gosta de uma boa massa caseira, divirta-se na cozinha!

Use o óleo como azeite

E não é só em frituras e grelhados que o óleo de sardinha é recomendado! Ele é ótimo para temperar saladas, vinagretes e até ceviches, sendo uma opção que traz um sabor especial e inesperado para esses pratos! Além disso, é possível preparar maionese caseira e até o clássico patê de sardinha com ele.

Benefícios do óleo de sardinha

O óleo de sardinha é um alimento rico em nutrientes, como o cálcio, as proteínas e em vitaminas, como a B12, por exemplo, responsável pelo bom funcionamento do cérebro. Mas sem dúvidas o que mais chama atenção em sua composição é a presença do ômega-3, encontrado em poucos alimentos. Ele diminui o risco de doenças cardiovasculares e do desenvolvimento do câncer de mama.

Veja mais
Torta de sardinha simples e fofinha no liquidificador: receita infalível para um almoço simples e gostoso!
Como pode ter alergia a frutos do mar e não ter a peixe? Descubra agora!
Sardinha na panela de pressão: jeito fácil de fazer peixe com muito sabor sem esforço na cozinha!

Temas relacionados