• Entrar
  • Cadastrar
Conheça o Bolo de Reis, sobremesa de Natal que lembra o panetone e que você precisa experimentar
O Bolo de Reis é uma receita tradicional da ceia de Natal há séculos. Entenda significado e veja como fazer

Todo mundo conhece a tradição de comer panetone no Natal, mas você já ouviu falar do Bolo de Reis? Com uma massa doce com frutas, as duas receitas podem parecer similares, mas a história desse bolo digno da realeza é ainda mais antiga que o clássico pão com frutas cristalizadas que temos por aqui. Quer saber mais e ainda aprender como preparar para incluir na sua ceia de Natal completa? Confira no TudoGostoso o que é e como fazer o Bolo de Reis para as suas festas de fim de ano.

Conheça o Bolo de Reis, sobremesa de Natal que você precisa incluir na ceia

bolo de reis com cobertura e açúcar por cima O Bolo de Reis é um primo mais antigo do panetone de Natal

O que é o Bolo de Reis?

O Bolo de Reis, Bolo-Rei ou Bolo de Natal é um doce típico das festas de Natal, bastante popular nas ceias de países como Portugal e França. Com uma massa saborizada e coberta com frutas cristalizadas, ele lembra o panetone italiano, mas sua origem é mais antiga e sua textura é mais clara, leve e macia, mais perto de um bolo do que um pão.

Uma das características do Bolo de Reis é sempre ser feito em uma forma redonda com buraco no meio. Esse formato faz alusão à coroa de um rei, especialmente quando enfeitado com um calda e frutas por cima.

O Bolo de Reis é uma sobremesa bem festiva e lembra uma coroa

Qual é a história do Bolo de Reis?

A história do Bolo de Reis começa nas festas romanas da Saturnália, que ocorriam nas últimas semanas de dezembro. Na ocasião, eles serviam um bolo redondo com uma fava dentro e, quem o encontrasse, ganhava o título temporário de rei da festa e era dito que teria sorte no próximo ano. A receita exata do bolo da época, no entanto, é desconhecida.

As festas da Saturnália eram consideradas pagãs pela Igreja Católica e, por isso, as tradições acabaram ganhando novos significados. Os festejos de fim de ano viraram as celebrações de Natal e o bolo que coroava um rei se tornou o Bolo de Reis e passou a ser associado aos três reis magos e ser típico da ceia de Natal e da comemoração de Dia de Reis no dia 6 de janeiro.

A receita de Bolo de Reis que conhecemos hoje em dia surgiu na França no século 17 e era mais popular no país. Após a Revolução Francesa no século 18, o Bolo de Reis foi proibido por causa da sua simbologia e, dentro do país, ele passou a ser chamado “Gâteau des Sans-culottes” em homenagem aos revolucionários. A tradição de esconder uma fava que representaria boa sorte se manteve e ainda incluíam um pequeno brinde de porcelana ou metal. Quem o achasse deveria pagar pelo próximo bolo.

No século 19, o Bolo de Reis ganhou uma nova “vida” em Portugal. Uma confeitaria portuguesa trouxe a receita de Paris e começou a fabricá-la na região do Porto. A sobremesa se tornou uma forte tradição natalina e veio com eles até o Brasil. Com a proclamação da República, o doce ficou em risco e, por causa disso, começou a ser chamado de “Bolo de Natal” em alguns lugares. No Brasil, o Bolo de Reis não é tão popular quanto o panetone, mas algumas famílias o adotaram como parte das suas festas.

bolo de reis com cobertura de açúcar e frutas cristalizadas O Bolo de Reis faz parte das tradições de ceia de Natal de famílias pelas Américas e pela Europa

De que o Bolo de Reis é feito?

O Bolo de Reis é um bolo com uma massa clara e bem fofinha, feita à base de farinha de trigo, manteiga e leite. Os ovos enriquecem e deixam a massa firme e o açúcar torna o bolo bem docinho. A massa leva frutas cristalizadas, frutos secos e as polêmicas uvas passas no meio e por cima.

A receita costuma levar alguma bebida alcoólica para saborizar a massa, como rum, conhaque, vinho ou licor. Para completar, a sobremesa usa especiarias, no preparo mais tradicional, ou essências, no método mais comum hoje. As jóias desta coroa são as mesmas frutas que são despejadas em cima do Bolo de Reis, às vezes com alguma calda para fixar na massa.

O que é o Bolo Rainha e qual diferença para o Bolo de Reis?

Além do Bolo de Reis, existe o Bolo Rainha, que também faz parte da tradição de sobremesas de Natal. No caso, o Bolo Rainha é uma variação do Bolo de Reis e usa a mesma massa. A diferença é o Bolo Rainha não leva frutas cristalizadas ou passas. Em vez disso, a massa e a decoração levam nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Ou seja. é aquele substituto para quem não gosta das frutas de Natal.

Como fazer o Bolo de Reis?

Para fazer o Bolo de Reis, o que não pode faltar é frutas cristalizadas! A massa leva fermento químico em vez do biológico e fica com a textura de um bolo em vez de um pão, mas ainda leva essência para ficar com um sabor bem natalino e próximo do panetone. Confira os ingredientes e o passo a passo!

Bolo de Reis sendo fatiado O Bolo de Reis é uma excelente sobremesa para servir na ceia de Natal

Ingredientes da massa

4 ovos

200 g de manteiga

2 xícaras de açúcar

1 xícara de leite

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de fermento

Frutas cristalizadas, nozes e passas de uva a gosto

Raspas de um limão

1 copo pequeno de conhaque ou rum

1 colher (chá) de essência de panetone, de amêndoas e de rum

Ingredientes da cobertura

100 g açúcar de confeiteiro

suco de 2 limões

Passas de uva, nozes, ameixas, cerejas e frutas secas a gosto

Modo de preparo do Bolo de Reis

Antes de começar a massa, coloque as frutas cristalizadas e passas de molho no rum ou conhaque para absorver o sabor.

Na batedeira, bata as claras em neve, coloque meia xícara de açúcar e reserve.

Em outro recipiente, bata a manteiga com o resto do açúcar e jogue as gemas uma por uma. Em seguida, coloque o leite, a farinha, o fermento, as raspas de limão e as essências.

Pegue as frutas cristalizadas de molho e coe com uma peneira. Passe elas em um pouco de farinha e reserve. Coloque o rum ou conhaque na mistura da batedeira.

Incorpore as claras em neve e as frutas cristalizadas aos poucos na mistura. Precisam ser movimentos bem delicados, então use uma espátula em vez da batedeira nesta etapa.

Despeje a massa em uma forma untada de óleo. Use uma forma redonda com buraco no meio, como uma de pudim, para ficar com o formato de coroa característico. Asse até dourar.

Para fazer a cobertura, coloque o açúcar de confeiteiro em um recipiente com o suco de limão e misture. Bote a calda por cima do bolo em temperatura ambiente e bote as frutas secas e cristalizadas a gosto por cima. Para dar um toque nevado sobre as frutas, peneire açúcar de confeiteiro por cima.

Veja mais:

Panetone recheado é a surpresa que faltava no seu cardápio de Natal: veja 10 receitas e faça em casa

Rabanada tradicional de comer rezando e fácil de fazer: em 15 minutos tá pronta!

Sobremesas com biscoito para você fazer na ceia de Natal. Veja as receitas!

Temas relacionados