• Entrar
  • Cadastrar
Comida di Buteco 2024 anuncia bares vencedores no RJ; 3 campeões sobem ao pódio pela primeira vez

Os bares “Nosso Canto”, “Palitus Bar” e “Peixaria Divina Providência” subiram ao palco representando a Baixada, Niterói e Rio, respectivamente.

Comida di Buteco 2024 anuncia bares vencedores no RJ; 3 campeões sobem ao pódio pela primeira vez

Nosso Canto foi o vencedor na Baixada Fluminense. (Foto: Divulgação/Fernando Salles)

Chega de mistério! A edição do Comida di Buteco de 2024 já tem seus vencedores. Neste ano, pela primeira vez, o concurso elegeu zonas de votação, com um vencedor para cada. Assim, houve um vencedor da Capital, um da Baixada Fluminense e um de Niterói.

Na Capital do Rio de Janeiro, quem levantou o troféu foi a Peixaria Divina Providência, já o ganhador do título de "Melhor Buteco de Niterói” foi o Palitus Bar. Na Baixada Fluminense, a medalha de ouro foi para o boteco Nosso Canto.

O Comida di Buteco 2024 aconteceu entre os dias 05 de abril e 05 de maio com 143 bares participantes — o recorde do Rio de Janeiro —, sendo 47 novatos. E, neste ano, o TudoGostoso foi conferir de pertinho vários participantes, inclusive diversos que subiram ao pódio!

Palitus Bar foi o vencedor em Niterói. (Foto: Divulgação/Fernando Salles)

Palitus Bar foi o vencedor em Niterói. (Foto: Divulgação/Fernando Salles)

Classificação dos campeões

Além dos vencedores de cada região, outros estabelecimentos foram condecorados com os segundo e terceiro lugares. Confira o ranking:

Baixada Fluminense:

Campeão - Nosso Canto

Segundo lugar - Pasta da Nona

Terceiro lugar - Buteco do Cabeça

Niterói:

Campeão - Palitus Bar

Segundo lugar - Pli On Board

Terceiro lugar - Alhos e Bugalhos Bar e Restaurante

Rio de Janeiro:

Campeão - Peixaria Dividna Providência

Segundo lugar - Barão Chopp e Petiscos

Terceiro lugar - Tô na Mata

Quarto lugar - Folia do Boi

Quinto lugar - Dom Pedro

A lista de premiados foi revelada em cerimônia exclusiva no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 22 de maio.

Peixaria Divina Providência levou o título da Capital carioca. (Foto: Divulgação/Fernando Salles)

Peixaria Divina Providência levou o título da Capital carioca. (Foto: Divulgação/Fernando Salles)

Critérios de avaliação

Apesar do petisco ser o fator principal para levar os vencedores ao pódio, havia outros critérios de avaliação. Todos os botecos foram avaliados a partir da higiene do bar, a temperatura da bebida, a qualidade do petisco e o serviço. Além disso, o prato tinha valor nivelado de R$ 35,00 em todo o país.

Sobre o concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco de cada circuito e, depois, o melhor do país. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, assim como o voto dos jurados. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o ‘’Melhor Buteco do Brasil’’. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o ‘’Campeão Nacional. O Melhor Buteco do Brasil’’.

Bienalmente, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco.

Veja mais:

Comida di Buteco na Zona Oeste/RJ: TudoGostoso experimentou petiscos na Ilha da Gigóia e Jacarepaguá

Comida di Buteco no Centro do RJ: experimentamos carpaccio de porco, ovos de ouro e massa de wantan recheada. Vale a pena?

Temas relacionados