• Entrar
  • Cadastrar
Comida di Buteco 2024: experimentamos os petiscos em primeira mão; veja o que achamos!

TudoGostoso foi convidado para a estreia da 24ª edição do maior concurso botequeiro do país.  

O Comida di Buteco já faz parte da história carioca: são 24 anos promovendo a gastronomia e a cultura botequeira em todos os cantos do Rio de Janeiro - e também do país. TudoGostoso foi convidado para a festa de estreia exclusiva do evento e teve acesso em primeira mão aos petiscos que vão participar da competição. Experimentamos pratos de diversos botecos e a nossa opinião sobre cada um deles você confere a seguir.

Com recorde de participantes, o Comida di Buteco 2024 no Rio de Janeiro conta com 153 estabelecimentos, distribuídos entre os eixos: Capital, Baixada Fluminense e Niterói. Confira a lista completa de botecos no site do evento e encontre o petisco mais próximo de você.

Petiscos em primeira mão

O Comida di Buteco estreia para o grande público no dia 5 de abril, mas TudoGostoso foi convidado com exclusividade para experimentar algumas das delícias que vão fazer parte do concurso. Confira os petiscos:

Cupim da Odara Gastrobar. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

Cupim à Moda Odara

O Odara Gastrobar, que fica na Saúde, na região central do Rio, foi o palco para a nossa degustação. Os sócios explicaram que o espaço busca trazer acolhimento, sendo um local caloroso para a família.

Para brindar esses laços, o boteco criou o Cupim à Moda Odara, composto de cupim assado no vinho com especiarias, acompanhado de aipim com queijo coalho frito e farofa de farinha panko com banana. Para fechar, um molho de pimenta, que para nós foi o ponto alto do prato.

O cupim foi servido no ponto certo, desmanchando e perfeitamente temperado. O aipim era macio por dentro e crocante por fora, não dava vontade de parar de comer! Já a farofa trazia textura e um sabor agridoce muito interessante. Amamos!

Punheta de bacalhau do Bar do Teixeira. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

A Jóia do Teixeira

O campeão Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também foi apresentar sua criação para o concurso deste ano. Sua pretensão? Fazer bonito como no último ano e levar o prêmio para casa novamente, arrematando o bicampeonato.


Para isso, apostaram na Jóia do Teixeira, feita de massa fininha e crocante, recheada com a secreta receita da Punhetinha do Teixeira, feito com bacalhau e finalizado com bacon e alho. É acompanhado de um azeite marinado e temperado por 72h que faz toda a diferença ao prato e que foi o campeão em 2023. São três unidades servidas dentro de uma caixinha muito simpática.

Aqui, devo confessar que não sou muito fã de bacalhau, mas esse eu comi lambendo os beiços! Realmente é um petisco muito bem temperado e fresco. O azeite eleva ainda mais sua qualidade. Vai agradar até aos paladares mais exigentes.

Escondidinho de batata baroa e costela do Armazém 7. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

O Escondidinho dentro do Armário

O Armazém 7 Bar e Pub, de Ingá, em Niterói, uniu criatividade e sabor para entregar o Escondidinho dentro do Armário. Autointitulado um estabelecimento LGBTQIA+, seu idealizador explicou que o petisco tem o objetivo de criar identificação por meio das histórias em que a comunidade assume sua sexualidade em público, o chamado "sair do armário".

O escondidinho é feito de batata baroa e recheado com costela e requeijão cremoso. Ele é servido dentro de um miniarmário, decorado com as cores do arco-íris. Além da apresentação divertida, esse petisco nos surpreendeu demais. É, simplesmente, uma explosão de sabores a cada colherada. A massa é leve e cremosa e o recheio divino. Conquistou nosso pódio, sem dúvidas.

Anéis de cebola recheados com frutos do mar, do Pli On Board. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

Sinal do mar

Os veteranos do Pli On Board, de Niterói, trouxeram para a competição um barquinho recheado de sabores. O Sinal do Mar é um petisco composto por três anéis de cebola recheado com frutos do mar. Por cima, cada um deles conta com um molho e uma finalização diferente, entre lula, camarão e polvo, permitindo ter uma variedade de sabores no mesmo prato.

Fazendo alusão ao semáforo, as finalizações seguiam três cores: o amarelo, composto por mostarda com mel, o verde, que era uma maionese de coentro e o vermelho, feito de goiabada com pimenta. Garantimos: realmente é uma explosão deliciosa de sabores. Esse petisco conquistou nossos corações, especialmente o molho de goiabada com pimenta, nossa queridinha.

Espetinhos de frango, bacon e queijo, do Gastrobar da Família. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

Frango do Baile

O Gastrobar da Família serviu emoção e história em um petisco que tinha tudo para ser simples, mas ganhou um toque de chef. O estabelecimento fica em Brás de Pina e surgiu com mais do que missão de levar sustento à família, mas também proporcionar comida afetiva aos moradores da região, que careciam de lugares diferentes para comer.

Para homenagear as suas origens, os idealizadores do petisco criaram uma releitura do espetinho de frango vendido nas festas da comunidade. Surgiu, assim, o Frango do Baile, servido em um verdadeiro palco estilo Furacão 2000, pura nostalgia no Rio de Janeiro!

O espetinho é composto por frango, bacon e queijo empanado em farinho panko, acompanhado de um chutney de manga picante, que estava muito gostoso. São servidos quatro espetinhos generosos por porção. Achamos muito bem servido, com ótimo custo-benefício e perfeito para dividir.

Camarões crocantes com pirão de mandioca do Buteco do Cabeça (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

Encanto da Bahia

Tem comida baiana na Baixada Fluminense, sim! O Buteco do Cabeça, que fica em Nova Iguaçu, traz em seu sangue a cultura e o tempero baiano e é claro que seria delicioso. O dono do local, nascido em Salvador, veio morar no Rio, mas nunca esqueceu o sabor da Bahia e fez até com que a sua esposa se apaixonasse pelo estado.

Juntos, criaram o Encanto da Bahia, uma porção de camarão crocante empanado em farinha panko, mergulhado em pirão de aipim e recheio tropical de molho de camarão com abacaxi. Delicioso, alegre e tropical! Leva leite de coco, queijo e é bem servido em camarões. Comeria toda semana!

Bolinhos de abóbora com costela suína e queijo do Barão Chopp e Petiscos. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

Baronesa

O Barão Chopp e Petisco, de Inhaúma, provou que a Zona Norte pode e deve ter opções gastronômicas de altíssima qualidade. Com a proposta de trazer prazer e diferenciação para os moradores da região, nasceu o Barão do Chopp e Petisco. Já o petisco participante do concurso surgiu a partir dos feedbacks dos clientes, que queriam um bolinho diferente.

Missão dada é missão cumprida: a Baronesa, servida em carruagem, é composta por três bolinhos de massa de abóbora, recheados com costela suína defumada, queijo mussarela e gorgonzola. É empanado em panko e servido com um azeite de ervas.

Esse petisco nos deixou sem palavras de tão gostoso. Não esperava tanta riqueza de sabores, mas foi amor à primeira mordida. O bolinho foi servido quentinho, temperado à perfeição, com uma costela realmente defumada e com todo o queijo para abraçar o paladar. O azeite arremata tudo. Impossível não gostar.

Bem-casado salgado de batata, bacon e pernil, do Raízes Gastrobar. (Foto: Jéssica Antunes/TudoGostoso)

Não-casado

O Raízes Gastrobar, na Freguesia, une boa comida com muita criatividade. A história do petisco escolhido para o Comida di Buteco 2024 remonta a história do casal que precisou abrir mão do casamento para inaugurar um bar, surgindo, então, o Não-casado, uma versão salgada e bem-humorada do tradicional bem-casado.

Para completar, o petisco, com três unidades, é servido em um tabuleiro de jogo que conta a história do casal e brinca com o tema casamento, com direito a dado e peões. Supercriativo! O não-casado é feito de duas partes de massa de batata temperada e empanada, recheado com bacon e lombo. É um petisco descontraído, combina muito bem com uma cervejinha!

Se você, assim como nós, também ama a cultura da botecagem, fique de olho nos canais do TudoGostoso para acompanhar todas as novidades do Comida di Buteco 2024!

Temas relacionados