
Petisco vencedor na Capital. (Foto: Divulgação/Fernando Salles)
O Comida di Buteco 2024 no Rio de Janeiro contou com uma grande novidade: três vencedores, representando três zonas diferentes do estado. O concurso aconteceu entre 5 de abril a 5 de maio e anunciou nesta quarta-feira, 22 de maio, seus campeões da edição.
Os bares “Nosso Canto”, “Palitus Bar” e “Peixaria Divina Providência” subiram ao palco representando a Baixada, Niterói e Rio, respectivamente, mas a pergunta que fica é: quais eram os seus petiscos?
Embora o petisco não seja o único critério avaliado, ele é, sim, o maior responsável pela vitória. Os critérios que foram verificados foram: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco, sendo o petisco responsável por 70% do peso. Então qual será o prato que roubou o coração dos fluminenses ao redor do estado? TudoGostoso te mostra a seguir!
Peixaria Divina Providência - Capital
Na Capital, o petisco que subiu ao pódio saiu diretamente da Zona Norte, Irajá, na Peixaria Divina Providência. O estabelecimento que já é bastante conhecido e amplo levou a melhor com seu petisco servido de forma bastante criativa: dentro de um caminhãozinho de brinquedo. Fofo, né?
Denominado A Origem, o petisco consiste em bolinho de bacalhau do tipo gados mohua cozido em creme de moqueca tradicional, acompanhado de tapenade de azeitona preta. Parece realmente muito delicioso!
Para quem quiser experimentar, o bar fica na Avenida Monsenhor Félix, 565, Irajá, Rio de Janeiro. Já os horários de funcionamento são: terça de 11h às 15h e de 18h às 23h; quarta de 11h às 15h e de 18h às 23h; quinta de 11h às 15h e de 18h às 23h; sexta de 11h às 15h e de 18h às 23h; sábado de 11h às 23h30; e domingo de 11h às 22h.
Palitus Bar - Niterói
O TudoGostoso teve o prazer de conhecer o Palitus Bar no roteiro de Niterói antes da premiação e conversar diretamente com o Érique, dono do bar. Ele nos contou que o Palitus nasceu por causa do Comida di Buteco.
O petisco vencedor foi a Cestinha de Frutos do Mar: quatro cestinhas comestíveis feitas com massa filo e recheadas com um mix de frutos do mar. Nós provamos e garantimos: é incrível! A cestinha é bem crocante e o recheio estava perfeitamente temperado. Uma explosão de sabores. Tudo isso com um camarão bem grande por cima.
Uma curiosidade que o Érique nos revelou: os pratos foram feitos artesanalmente por ele e sua equipe, que passaram várias madrugadas colando conchinha por conchinha para imitar o fundo do mar.
Com certeza o bar vale a visita, tanto pela comida e atendimento quanto pela linda vista do mar de Jurujuba. O Palitus bar fica na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 501, Jurujuba, Niterói. O telefone para contato é (21) 96822-6618. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 17:00 às 00:00, sábado das 12:00 às 00:00, e domingo das 12:00 às 22:00.
Nosso Canto - Baixada Fluminense
A Baixada Fluminense também estava recheada de bares participantes, mas quem levou a melhor foi o Nosso Canto, em São João de Meriti. O bar serviu a Costelinha de Preguiçoso, Uai! O petisco é composto de creme de batata baroa, coberto de queijo e cupim assado no bafo. A carne é assada de um dia para o outro para garantir sabor e maciez. Hmmm!
Acha que acabou? O cupom é desfiado e refogado com diversos temperos e bacon. Para acompanhar, torradinhas crocantes. Impossível não salivar!
Para quem quer visitar o campeão da Baixada, o endereço é Rua Genuíno Siqueira, 1395, Jardim Meriti, São João de Meriti. O telefone para contato é (21) 95101-8383. O horário de funcionamento é de segunda a quinta das 10h às 17h, e de sexta a domingo das 10h às 22h.
Veja mais:
Comida di Buteco na Baixada Fluminense: 4 petiscos testados e aprovados pelo TudoGostoso!
Comida di Buteco no Centro do RJ: experimentamos carpaccio de porco, ovos de ouro e massa de wantan recheada. Vale a pena?