Há mais de 20 anos o Comida di Buteco movimenta o Rio de Janeiro, deixando em voga a gastronomia botequeira, que faz parte do DNA do estado. No mês do evento, milhões de pessoas sentem o gostinho de serem jurados de gastronomia por pelo menos por um momento. Inúmeras caravanas também são formadas para visitar os bares participantes, criando uma verdadeira jornada em busca do petisco perfeito. Por conta de todo seu símbolo e tradição, o concurso Comida di Buteco se tornou patrimônio cultural, gastronômico e imaterial do estado do Rio de Janeiro. O projeto de Lei nº 1735/2023 foi sancionado na Assembleia Legislativa do Rio no dia 3 de junho de 2024.
O Comida di Buteco 2024 aconteceu entre os dias 05 de abril e 05 de maio no Rio de Janeiro. Ao todo, foram 143 bares participantes — o recorde do estado —, sendo 47 novatos e três estabelecimentos premiados com o primeiro lugar de seus respectivos circuitos.
Comida Buteco nacional levou mais de 10 milhões de pessoas às ruas
O concurso tem 24 anos de existência e reitera o buteco como um protagonista da sociabilidade brasileira e um grande símbolo nacional. De Norte a Sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nesta eleição, que envolve hoje mais de 1.100 botecos em 40 municípios diferentes.
O Comida di Buteco tem como missão transformar vidas através da cozinha de raiz - buteco extensão de sua casa e nessa edição, bateu todos os recordes, levando mais de 10 milhões de pessoas às ruas, em 27 circuitos, por mais de 40 cidades. A votação bateu o número de 1 milhão e duzentos mil. Foram gerados mais de 10 mil empregos; e impactada uma cadeia de valor em 360 milhões. Assim, celebrando a cultura de buteco e contribuindo para reiterar a importância desses comércios familiares na economia criativa do Estado e do país.
TudoGostoso no Comida di Buteco 2024
Neste ano, a equipe do TudoGostoso foi conhecer de pertinho diversos bares participantes no Rio de Janeiro. Começamos nossa jornada na festa de inauguração do Comida di Buteco, onde experimentamos 10 pratos deliciosos!
Também visitamos estabelecimentos da Zona Norte, Zona Oeste, Centro, Niterói e Baixada Fluminense em busca dos petiscos mais apetitosos. Nos deliciamos com iguarias dos mais variados tipos, passando por frutos do mar, caldos, bolinhos, jiló, espetinho, taco e muito mais!
Além disso, tivemos o prazer de participar da cerimônia de premiação no Rio de Janeiro, que levou ao pódio um estabelecimento da Baixada Fluminense, um de Niterói e outro da Capital do Rio de Janeiro.
Na Capital do Rio de Janeiro, quem levantou o troféu foi a Peixaria Divina Providência, já o ganhador do título de "Melhor Buteco de Niterói” foi o Palitus Bar. Na Baixada Fluminense, a medalha de ouro foi para o boteco Nosso Canto.
Veja mais:
"Comida di Buteco" em casa: 19 receitas de bar para curtir com amigos gastando pouco