
Moqueca de sururu com tilápia do Feliz Chopp. (Foto: Marianna Ferreira/TudoGostoso)
Mais um roteiro do Comida di Buteco diretamente do TudoGostoso! Dessa vez, na Zona Norte do Rio de Janeiro, um dos lugares mais butequeiros de todo o estado. Infelizmente, não conseguimos ir em todos os bares do concurso, mas separamos quatro opções deliciosas e criativas para compartilhar com você.
Estivemos em Olaria, Ramos e Vila da Penha atrás dos petiscos mais suculentos. Sururu, maxixe, feijão vermelho e filé de coxa foram alguns dos ingredientes que encontramos nos pratos. Preparado para mais um review do TudoGostoso? Continue a leitura!
Feliz Chopp
Prontos para a primeira parada? Chegamos no Feliz Chopp, bar do Sérgio e Izael, que fica em Ramos. O negócio começou como um churrasquinho na rua, mas depois se transformou em um bar com a proposta familiar para receber grupos maiores. As comidas e bebidas sempre estão disponíveis em tamanhos para dividir. Ótimo para ir com a galera, né?
Já são 3 anos de Feliz Chopp, sendo dois deles no Comida di Buteco. Para 2024, resolveram trazer algo fora do óbvio: uma mistura de sururu com uma versão diferente de acarajé, relembrando as origens baianas de Izael.
Nasceu, então, o Deu Sururu no Buteco, uma moqueca de sururu com tilápia, servido em bolacha de feijão de corda e feijão vermelho. O que achamos? Sensacional! Dá para sentir muito bem o sabor do feijão vermelho na massa e a mistura com o sururu realmente dá certo. Além disso, o bolinho é zero pesado, mas cheio de sabor.
E não é só a gente que acha, viu? O feedback da galera tem sido muito positivo e o Comida di Buteco tem atraído pessoas de diversos locais em busca do Sururu. Se quiser experimentar outras delícias, aposte nos carros-chefe da casa, que são as carnes no bafo, como costela bovina, suína e cupim.
Reginaldo's Bar
Na sequência chegamos em Olaria, para conhecer o Reginaldo's Bar. Antônio Reginaldo, seu fundador, nos contou que veio do Ceará para o Rio de Janeiro há mais de 30 anos. Começou como garçom e há 19 anos cuida do bar que leva seu nome. Apesar da tradição, ele é novato no Comida di Buteco e fez sua estreia com muita criatividade.
O petisco escolhido chama-se Chapéu do Gonzaga, Sabor do Nordeste e é uma grande homenagem à sua terra natal. Junto de sua esposa Teresinha, criou um prato com elementos 100% nordestinos. Estamos falando de linguiça de pernil da casa, envolvendo um bolinho de carne de sol recheado com queijo coalho, finalizado com uma geleia de coentro e picles de maxixe.
Uma verdadeira viagem ao Nordeste! Apesar de todos os ingredientes serem típicos da região, a junção de sabores é bem diferente, afinal, não queriam fazer mais do mesmo. Inclusive, todos os ingredientes são feitos na casa, até mesmo a linguiça.
Conclusão? Bom demais! O sabor do petisco é realmente delicioso, o picles de maxixe dá o toque perfeito que precisa, deixando tudo equilibrado. Não é muito exagerado, mas dá pra perceber muito bem todos os ingredientes. Dá pra se sentir no Nordeste. Amamos!
Botequim Empório da Cerveja
Hora da terceira parada e, de viagem, o Richard, dono do bar, entende! Ele é paulista, mas vive no Rio há 27 anos. Atuou muitos anos como caminhoneiro e vendedor. O imóvel em que hoje funciona o Botequim Empório da Cerveja, em Olaria, era seu estoque. Mas depois de se cansar da vida de viajante, decidiu abrir um bar - e deu supercerto!
Seu estabelecimento já tem 5 anos de história e essa é a sua segunda participação no Comida di Buteco. Para a competição, quis trazer um petisco que tivesse a ver com sua história de vida, até que surgiu o Bolinho Viajando a Paulista: bolinhos de virada paulista com massa de feijão carioca, cozido com carne seca e bacon, recheado com filé mignon suíno, ovo de codorna, couve e linguiça. Empanado na farinha panko.
Achamos deliciosos, bem servidos e superfofos. Os bolinhos recheados são servidos sobre um caminhãozinho que funciona de verdade. Dessa vez está liberado brincar com a comida, né? Também acompanha dois molhos incríveis: um de hortelã, maionese, mel, alho, raspas de limão e o outro que lembra uma geleia de pimenta adocicada, com laranja, limão, pimenta calabresa, amarela e outros ingredientes.
Aproveitamos a viagem para experimentar o drink Cabra da Peste, feito com Cachaça 51, mel, bananinha e caju, acompanhado de espuma de caju e mel com farofa de castanha. Delicioso!
Churraxcou
Guardamos um espacinho na barriga para o quarto petisco do dia, dessa vez no Churraxcou, na Vila da Penha. Conhecemos o Guilherme, que nos contou que o negócio nasceu na pandemia, como um delivery de churrasco - um de seus preparos que mais que recebia elogios.
Antes do delivery ele já tinha se formado em Gastronomia, mas não se sentia seguro para abrir o próprio negócio e foi estudar Administração. No entanto, durante a pandemia, com o trabalho home office, teve tempo de pensar melhor sobre suas opções o amor pela brasa falou mais alto, então nasceu o Churraxcou.
Além de suas carnes, os hambúrgueres e sanduíches faziam bastante sucesso, então o petisco do Comida di Buteco deste ano conta um pouco dessa história. O prato que brinda sua segunda participação no concurso foi criado pela cozinheira do Churraxcou em parceria com o Guilherme: o X-Buteco. É um hambúrguer feito de fraldinha suína e filé de coxa triturados, recheado com catupiry e geléia de bacon, acompanha batata chips e uma maionese de alho que é um espetáculo.
Descobrimos que a maionese caseira já era a estrela da casa e basta uma mordida para entender seu sucesso: é realmente uma delícia. Falando do X-Buteco, só nos vem uma palavra à mente: sensacional. Todos os ingredientes se completam perfeitamente bem e nem dá para sentir falta do pão de hambúrguer. Vale a pena a visita!
Veja mais:
Comida di Buteco na Baixada Fluminense: 4 petiscos testados e aprovados pelo TudoGostoso!
Comida di Buteco em Niterói: conheça os bares que o TudoGostoso visitou!