O segredo das panquecas americanas leves e fofas pode estar na técnica utilizada no preparo. Para quem adora comer esse prato no café da manhã, o ideal é que a massa tenha uma textura leve e fofa para que a panqueca seja perfeita.
Para alcançar a textura de nuvem desejada, você precisa ir além do passo a passo de uma receita. Segundo Kyle Mendenhall, Diretor Sênior de Inovação Culinária do Snooze A.M. Eatery, o sucesso de uma panqueca perfeita depende de três etapas principais.
Se a sua massa não costuma ser tão suave quanto você gostaria, coloque em prática as dicas desse especialiasta e faça o teste em casa.
Como se faz panquecas perfeitas com 3 técnicas de especialistas
Pode parecer um truque de milhões, mas as técnicas para preparar uma massa de panqueca leve e fofinha é muito mais simples do que você imagina. Segundo o especialista, você só precisa seguir três etapas:
- Peneirar os ingredientes secos;
- Separar os ingredientes úmidos dos secos;
- Saber como misturar a massa da maneira certa.
Por que peneirar os ingredientes secos antes de adicionar os ingredientes úmidos? "Isso garante que tudo seja totalmente misturado e incorporado à massa para criar panquecas perfeitamente fofas", explica Mendenhall ao TakeOut.
E ele dá um conselho importante sobre como misturar a massa (e que talvez te surpreenda): "Cuidado para não misturar demais, pois isso faz com que a massa cresça menos. Mantenha alguns grumos na massa da panqueca, sem grandes pedaços de farinha seca, mas também não perfeitamente lisa."
Com essas três técnicas simples e fáceis durante o preparo, você perceberá que a sua panqueca resultará na textura desejada.
Como fazer panquecas americanas superfofas
Conforme explica Mendenhall, você deve peneirar os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento em pó e sal). Só depois essa mistura deve ser adicionada aos ingredientes úmidos (leite, manteiga e ovos).
- Ao peneirar os ingredientes secos, você introduz mais ar na mistura, tornando-a mais leve, por isso é uma etapa importante.
- Ao misturar os ingredientes secos e úmidos em tigelas separadas antes de misturá-los, você evita a formação de grumos e garante uma distribuição uniforme dos ingredientes.
- Por fim, ele recomenda não misturar demais os ingredientes de modo a evitar que as bolhas de ar formadas na massa leve e aerada desapareçam.
Conforma explica o especialista, as bolsas de ar na mistura conferem às panquecas uma textura macia, semelhante à de um travesseiro. No entanto, se a massa for mexida em excesso e alguns caroços e saliências forem evitados, o glúten pode se desenvolver demais, fazendo com que as panquecas fiquem achatadas.
Veja mais!
Esse líquido é o segredo para fazer ovos mexidos bem cremosos e macios como um chef de café da manhã
Nada de farinha de trigo: panqueca de amido de milho é livre de glúten e agrada todos os paladares