
Veja como acertar no ponto da cocada cremosa de leite condensado. (créditos: Shutterstock)
A cocada cremosa é um dos doces mais tradicionais da culinária brasileira. Feita à base de coco e leite condensado, ela é uma versão menos firme da cocada tradicional. Ao invés de ser quebradiça, a cocada cremosa tem uma textura suave e macia, similar a um creme. Normalmente, ela é servida em potinhos individuais ou para comer de colher como se fosse um brigadeiro. Apesar de ser uma receita fácil de fazer, muitas pessoas ainda têm dificuldade de acertar no ponto. Pensando nisso, o TudoGostoso separou as melhores dicas de como fazer a cocada cremosa perfeita para nunca mais correr o risco de errar. Confira!
Cocada cremosa para comer de colher: saiba como acertar no ponto
Use coco ralado fresco
O primeiro passo para acertar no ponto da cocada é escolher os ingredientes certos. Use coco ralado fresco, pois ele é um pouco mais úmido, o que ajuda a deixar a cocada bem cremosa. Já o coco ralado de saquinho é a versão já desidratada e, por isso, pode deixar o doce mais seco e não tão saboroso. Para obter coco ralado fresco, é só abrir o coco seco, remover a polpa branca e, em seguida, ralá-la em pedaços pequenos usando um ralador ou processador de alimentos.
Use uma panela adequada
Opte por uma panela de fundo grosso para preparar a cocada. Elas tendem a distribuir o calor de forma mais uniforme e evitam que a cocada queime facilmente no fundo. As panelas de alumínio também são boas, pois conduzem bem o calor. Já as panelas de inox devem ser evitadas porque podem queimar o doce com mais facilidade.
Mantenha o fogo baixo
Cozinhe a cocada em fogo baixo para evitar que queime. O coco é um ingrediente que queima rápido, portanto, o fogo alto pode colocar tudo a perder. Não se esqueça de mexer constantemente para garantir que o calor seja distribuído de maneira uniforme.
Observe a consistência
A cocada de colher deve ter uma consistência cremosa e espessa, mas ainda ser fluida o suficiente para escorrer da colher de forma lenta. O ponto ideal é quando o doce começa a soltar do fundo da panela, igual ao brigadeiro. Outra maneira de verificar se a cocada está pronta é retirar uma pequena quantidade com uma colher e deixar esfriar um pouco. Se ela ficar cremosa e começar a se firmar quando resfriada, estará na textura desejada.
Não cozinhe demais
Evite cozinhar a cocada por muito tempo, pois isso faz com que ela fique muito espessa ou até endureça após esfriar. Se a cocada estiver muito líquida, continue cozinhando por mais alguns minutos até atingir a consistência desejada. Se estiver muito espessa, você pode adicionar um pouco mais de leite de coco para deixá-la mais cremosa. Se ela ainda ficar um pouco líquida, não tem problema porque a cocada fica mais espessa quando esfria.
Receita de cocada cremosa de leite condensado
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 360 gramas de açúcar
- 500 gramas de coco fresco ralado
Modo de preparo:
- Em uma panela em fogo baixo, acrescente o leite condensado, o açúcar, a manteiga e o coco ralado fresco.
- Cozinhe tudo em fogo baixo por, aproximadamente, 15 minutos, mexendo delicadamente com uma colher de pau.
- Quando a cocada começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo.
- Transfira a mistura para uma travessa e deixe esfriar. Ela ficará um pouco mais espessa à medida que esfriar, mas o ideal é que ela continue bem cremosa.
- Sua cocada está pronta.
Esta cocada cremosa é uma ótima opção de sobremesa, mas também pode ser servida ocasiões especiais, como Festa Junina e eventos comemorativos.
Veja também:
Cocada de sanduicheira só leva 3 ingredientes e fica pronta em minutos: vem ver
15 receitas de cocada: escolha a sua preferida e faça hoje mesmo