
Veja quais podem ser os efeitos do consumo regular de matcha (Créditos: Shutterstock)
Se você está ativo em redes sociais como o TikTok, já deve ter visto algo sobre o matcha, uma bebida que caiu no gosto dos jovens e tem conquistado cada vez mais pessoas. A bebida milenar, que surgiu na China e foi muito utilizada em celebrações tradicionais e rituais, agora pode ser facilmente encontrada em diversas receitas, especialmente nas cafeterias.
Acontece que o matcha é uma espécie de chá verde concentrado, sendo rico em cafeína e teanina, o que faz dela uma bebida energética. Por conta disso, algumas pessoas têm experimentado substituir o clássico café pelo matcha, a fim de obter seus benefícios e se manter alerta durante o dia. A repórter Sarah Choi do portal Healthline resolveu fazer esse teste e ficou impressionada com os resultados. Ficou curioso? Confira a matéria completa!
O que acontece com o seu corpo se trocar o café pelo matcha por um mês?
Por conta da popularização do matcha nas redes sociais, a repórter Sarah Choi, de 22 anos, que se define como uma pessoa com dependência em cafeína, resolveu substituir o seu café diário pelo matcha. Na experiência compartilhada, ela conta que tinha o hábito de tomar um café gelado com dois expressos logo pela manhã, algo que a ajudava a se despertar.
Segundo Sarah, o primeiro dia da troca foi o mais difícil, pois ela se sentiu muito cansada e sonolenta, o que a levou a acreditar que o matcha não tinha a quantidade de cafeína suficiente para mantê-la alerta e bem acordada.
No entanto, ela notou que não sentiu a dor de cabeça que costumava sentir sempre que esquecia de tomar a sua dose diária de café. Ela também percebeu que quando tomava café sentia uma explosão de energia, o que ajudava muito quando o sono batia durante o trabalho. Já o matcha parecia liberar seu efeito energizante aos poucos ao invés de dar aquela turbinada repentina, o que fez ela sentir que estava com um nível médio de energia ao longo do dia.
Sarah também contou que quando o experimento terminou e ela voltou a tomar seu amado café, as dores de cabeça voltaram. No fim, ela concluiu que não faria essa experiência novamente, pois prefere a sensação de ter uma explosão de cafeína de uma vez. Além de gostar mais do gosto do café do que do matcha, ela teve a impressão de que seu desempenho no trabalho foi afetado devido à falta do café e concluiu: “O matcha é bom de vez em quando, mas não pode substituir meu café”.
Quais são os benefícios do matcha?
Se engana quem acha que o matcha é apenas uma bebida bonita para tirar fotos e postar nas redes sociais. Além de fornecer energia, ele também tem antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, oferecendo benefícios para a saúde. Confira:
Aumentar a concentração e foco
O matcha possui cafeína, uma substância que ajuda na liberação de adrenalina e outros neurotransmissores que diminuem o sono e aumentam a concentração, gerando um estado de alerta.
Prevenir o envelhecimento precoce
Essa bebida é rica em antioxidantes, ajudando a proteger as células da pele contra os danos dos chamados radicais livres. Por isso, seu consumo regular pode auxiliar na prevenção do surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez, por exemplo.
Ajuda a melhorar o humor
Devido a presença de teanina, o matcha pode ajudar a melhorar o humor, promovendo uma sensação de relaxamento e diminuindo o estresse. A cafeína também atua na liberação de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.
Fortalece o sistema imunológico
Esse alimento conta com bioativos e uma ação anti-inflamatória, uma combinação que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo a infecção por vírus, bactérias e fungos.
Veja mais:
Nem cortar sono, nem ganhar energia: esse é um grande benefício de tomar café todos os dias que poucos sabem