O bacon é uma carne deliciosa que combina com muitas receitas diferentes: tem gente que ama comer no café da manhã, outros preferem no hambúrguer e há quem goste até de bacon na sobremesa! Dizem que o sabor do bacon é único, mas o que fazer quando não se pode comer essa delicinha? Para as pessoas que não podem por razão de restrições alimentares, como dietas de emagrecimento ou vegetarianismo, há uma solução incrível: a alga com sabor de bacon! Saiba mais sobre essa sensacional descoberta!
Alga dulse da família da alga com sabor de bacon
Alga com sabor de bacon
Cientistas nos Estados Unidos estavam procurando maneiras alternativas de alimentar um molusco, o abalone, muito consumido na culinária asiática. O grupo de pesquisa da Oregon State University's Harfield Marine Science Center passou 16 anos investindo nessa ideia e foi no meio do caminho que descobriram a alga da cepa Palmaria palmata, conhecida popularmente como dulse. Ela cresce na costa norte do oceano Pacífico e Atlântico. De coloração avermelhada e aparência similar à alface, as plantinhas desse gênero são muito consumidas como aperitivo na Islândia e são uma grande fonte de fibras.
Alga dulse da família da alga com sabor de bacon
A descoberta dessa nova variação de alga veio com uma surpresa: ao ser frita, ela adquire uma textura crocante e um sabor bem forte de bacon. Além de ser deliciosa, é uma grande fonte de potássio, rica em antioxidantes, vitaminas e, quando seca, tem 16% do seu peso em proteínas. Incrível, não? Apesar de a novidade ter surgido em 2015, a alga ainda não é comercializada. Estudos estão sendo feitos para viabilizar a produção e comercialização dessa delícia.
Fatias de bacon
Enquanto essa alga com sabor de bacon ainda não está no mercado, que tal aproveitar alguns pratos maravilhosos com bacon? Faça em casa um rocambole de carne envolto em bacon, geleia de bacon ou uma incrível batata gratinada com bacon!