Que tal chutar o tradicional pão francês ou pão de forma para longe e experimentar um café da manhã mais nutritivo? Essa receita é ideal para quem precisa controlar a glicose no sangue, graças a ação da chia, e o melhor de tudo é que fica uma delícia! Vem aprender como fazer pão de banana com chia.
Receita de pão de banana com chia: aprenda como fazer
Ingredientes:
- 3 bananas maduras
- 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de aveia
- 1/3 xícara (chá) de óleo de coco
- 1 colher (chá) de semente de chia
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Essa receita de pão de banana é perfeita para comer no café da manhã ou na hora do lanche, sendo rico em fibras e nutrientes que vão te manter saciado por mais tempo! A melhor parte é que esse pãozinho é muito fácil de fazer e nem precisa sovar!
- Antes de começar, já ligue o seu forno para preaquecer a 180º C.
- Depois, amasse as bananas descascadas. Neste passo, é importante que a banana esteja bem madura para garantir o sabor do pão. Caso ela não esteja, uma dica é aquecê-la no micro-ondas por 1 minuto.
- Acrescente a farinha de aveia, o fermento e o sal à banana amassada e misture bem, até homogeneizar.
- À parte, bata os ovos com o óleo de coco por alguns minutos até formar um creme amarelo clarinho. Acrescente-o na mistura de banana e farinha, misturando bem.
- Por último, acrescente as sementes de chia e misture apenas o necessário para incorporá-las à massa.
- Despeje a massa em uma forma de pão levemente untada e leve para assar por 40 minutos. Faça o teste do palito para confirmar que está pronto, ele deve sair limpo.
- Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de desenformar.
- Agora é só fatiar e desfrutar dessa delícia!
Se você quiser, antes de levar para assar, você pode polvilhar flocos de aveia por cima, para garantir mais fibras ao pão. O ingrediente também traz mais crocância ao prato.
Benefícios da chia para a saúde
As sementes de chia são conhecidas por seus diversos benefícios, sendo um deles o controle da glicose no sangue. Isso acontece porque a chia tem um teor elevado de fibras que tornam a absorção de carboidratos mais lenta, o que ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue. Sendo assim, ela é uma grande aliada no emagrecimento e na alimentação de quem sofre com diabetes.
Veja mais:
Quem não deve comer chia: veja as contraindicações da semente que é queridinha da galera fit