• Entrar
  • Cadastrar
A melhor massa de panqueca caseira só com 2 ingredientes

Essa é a receita de massa de panqueca mais fácil e econômica que você vai fazer, vem ver!

Você vai se apaixonar por essa massa de panqueca de 2 ingredientes! (Créditos: Shutterstock)

A panqueca recheada que nós adoramos é uma criação francesa, e trata-se de uma massa fina frita em pouco óleo. Existem relatos de receitas equivalentes desde 9 mil anos atrás, você acredita? Por existir há tanto tempo, é possível encontrar uma grande variedade de receitas de panqueca diferentes: tem panqueca que vai ovo, que vai óleo, panqueca sem farinha, panqueca sem ovo e muito mais. Hoje nós vamos ensinar como fazer uma das versões mais simplificadas, a massa de panqueca de apenas 2 ingredientes, uma ótima opção para o fim de mês! Veja a seguir.

Receita de massa de panqueca simples e fácil: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • opcional: sal e temperos

Modo de preparo:

Fazer massa de panqueca não é nenhum bicho de sete cabeças, até aquelas que possuem mais ingredientes são bem fáceis. No entanto, essa receita que vamos ensinar é perfeita para final do mês, quando já não tem mais nada na geladeira!

  1. Tudo que você precisa fazer para preparar a panqueca é misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.
  2. Lembrando que, diferente da panqueca americana, a nossa massa de panqueca é mais líquida e fica mais fina quando pronta.
  3. Depois que a massa estiver pronta, é só espalhar bem por uma frigideira levemente untada e cozinhar até dourar dos dois lados.
  4. É essencial que a frigideira seja untada, já que não tem nenhum tipo de gordura na massa.

Pode substituir o leite da massa de panqueca?

Sim, é possível substituir o leite da massa de panqueca por alguns ingredientes como água e até creme de leite. Caso você deseje fazer a substituição com creme de leite, o ideal é adicionar um pouco de água também para chegar na consistência perfeita. Vale ressaltar que a panqueca pode ser feita com qualquer tipo de leite, não precisa ser de origem animal!

Pode substituir a farinha de trigo?

Sem dúvidas, você pode substituir a farinha de trigo na massa de panqueca. Algumas outras farinhas como farinha de aveia, farinha de arroz e farinha de amêndoas também são ótimas para isso. O ideal é adicionar aos poucos ao leite até chegar na consistência ideal. Porém, se o que você deseja substituir a farinha de trigo por amido de milho, saiba que a quantidade deve ser menor, porque o amido é um espessante mais potente.

Como rechear a panqueca caseira?

A melhor parte da panqueca é que ela pode ser recheada nos mais diversos sabores, desde opções salgadas até opções doces, sabia? Os sabores mais comuns são frango desfiado, carne moída, ricota com espinafre, queijo com presunto… Mas você pode deixar a imaginação correr solta e preparar panquecas inusitadas como panqueca de salmão, carne-seca, camarão e kani.

Veja mais:

Panqueca, crepe ou waffle? Aprenda a diferenciar essas massas deliciosas

Temas relacionados