• Entrar
  • Cadastrar
A cor do ovo da galinha muda o sabor? Descubra no TudoGostoso!

Para os curiosos de plantão: a cor dos ovos de galinha influencia no sabor? Nós temos a resposta!

Os ovos são predominantemente brancos ou marrons. (Créditos: Shutterstock)

O ovo é um ingrediente essencial em qualquer cozinha! Ele é usado de infinitas formas, originando em bolos diversos, omeletes caseiras, massas e entre tantos outros. Mas uma grande questão paira em torno da coloração entre eles. Alguns possuem casca branca, enquanto outros são marrons. Assim como a cor é diferente, é correto afirmar que o sabor também muda? Descubra agora no TudoGostoso!

Por que os ovos possuem cores diferentes?

Assim como os humanos não são iguais, o mesmo se aplica às galinhas. As diferenças genéticas entre elas originam em ovos com cascas de cores diferentes. Por exemplo, galinhas com penas brancas botam ovos de cor branca. Assim como as galinhas caipiras, com uma cor mais acinzentada, botam ovos marrons. Por isso, é correto afirmar que a coloração da casca do ovo depende em especial da raça da ave. Esse é o motivo principal, mas a idade e a alimentação também são fatores que também influenciam no resultado final.

As gemas também são diferentes

Assim como vemos uma mudança no exterior do ovo, na sua parte interna também é possível notar a diferença! Em alguns casos, a gema pode ser mais clara ou mais amarelada. Quanto a isso, a alimentação é o principal fator na mudança da cor. Quando as galinhas consomem uma dieta rica em xantofilas, como o beta-caroteno, as gemas tendem a ter uma cor mais intensa, que pode variar do amarelo ao alaranjado por conter alimentos como milho e vegetais de folhas verdes. Gemas mais pálidas e embranquecidas são encontradas quando as galinhas consomem uma dieta com menos xantofilas. Esses animais, quando criados em sistemas de produção industrial, podem ter dietas mais controladas, afetando a cor da gema e diferenciando-a das demais.



A cor não muda o sabor

Muitos opinam que os ovos caipiras possuem mais sabor, mas a verdade é que nem a cor da casca e muito menos da gema, interferem no gosto. O mesmo vale para o seu valor nutricional, já que não há diferenças significativas entre ovos de cores diferentes. Os nutrientes entre eles serão os mesmos, contendo vitaminas, proteínas e sais minerais. Por isso, aposte em qualquer um de olhos fechados que o sabor e resultado final, serão os mesmos! Vá sem medo e faça as melhores receitas com esse ingrediente que é considerado uma peça-chave na cozinha.

Veja mais

Gema do ovo cozido ficou verde no cantinho? Nutri responde se estragou ou se pode comer!
Ovo mexido cremoso SEM LEITE melhor que de hotel: aprendi com truque simples da minha mãe e o namorado aprovou!
Pão francês fresquinho de novo: truque na airfryer é perfeito para salvar o pão dormido

Temas relacionados